Goiás está entre os 10 Estados que mais casam gays

Levantamento do IBGE mostra que Estado registrou 130 casamentos em 2014, o que representa 39% do total verificado na Região Centro-Oeste

Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Goiás é o décimo Estado do País com o maior número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. É o que revela a pesquisa da área de Registro Civil divulgada, nesta segunda-feira (30/11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme os dados, o Estado registrou o total de 130 casamentos homoafetivos no ano de 2014, sendo 77 entre homens e 58 entre mulheres. Com o resultado, Goiás passa a ser a unidade federativa da região Centro-Oeste que mais casam homossexuais, representando 39% do total. Logo atrás, aparece o Distrito Federal, com apenas um casamento a menos.

Em todo o País, foram registrados 4.854 casamentos entre cônjuges do mesmo sexo — 50,3% entre mulheres e 49,7% entre homens. O número representa um aumento de 31,2% em relação ao ano de 2013, o que, em número absolutos, representou 1.153 registros a mais.

O Estado de São Paulo foi, disparado, o que mais registrou uniões homoafetivas no período compreendido, com 2.050 registros; seguido pelo Rio de Janeiro e Santa Catarina, com 501 e 342 casamentos, respectivamente.

Na outra ponta do ranking, entre os Estados com os menores números de registros, estão Roraima, com 5 casamentos; Acre, com 6; e Sergipe, com 8.

De acordo com o IBGE, Região Sudeste concentrou o maior porcentual de casamentos gays, com 60,7% do total, seguida, em proporções bem menores, pelas Regiões Sul (15,4%), Nordeste (13,6%); Centro-Oeste (6,9%) e Norte (3,4%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.