O Conselho Estadual da Mulher (Conem), em Goiás, tem uma nova diretoria após a diplomação de 38 conselheiras titulares e outras 38 suplentes. A posse ocorreu nesta segunda-feira, 25, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, durante uma cerimônia liderada pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado. A nova gestão, que atuará até o final de 2025, conta com Rosi Guimarães na presidência e a delegada Ana Elisa Gomes na vice-presidência.

Ao assumir o cargo, Rosi Guimarães, que é superintendente da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), afirmou que junto com os demais titulares será guardiã e promotora de todo legado dos antecessores. “Estou chegando para complementar essa história. Continuarei atuando para que nosso estado seja um lugar melhor para meninas e mulheres. Vamos fazer acontecer justiça, igualdade de gênero e respeito às goianas”.

Vítima de tentativa de feminicídio no ano 2000, ela garantiu trabalho incansável. “Aos 18 anos sofri uma tentativa de feminicidio. Sobrevivi, e desde então as coisas foram acontecendo. Formei, fiz magistério e depois pedagogia, sou professora efetiva da carreirado magistério em Planaltina. Tive dois filhos, fundei o Partido da Mulher Brasileira- PMB (35) em 2015, fiquei presidente Estadual ate 2019, estive como superintendente da mulher e da igualdade Racial no Governo do Estado de 2019 a março de 2023”, explicou Rosi.

Natural de Planaltina, Entorno de Brasília, ela auxiliou na criação do Pacto Goiano pelo Fim da Violência contra a Mulher, Programa Dignidade Menstrual, Protocolo Todos por Elas – Nao é não, Elaboraçao do I Plano Estadual de endereço a violência contra as mulheres em conjunto com a Rede Estadual da Mulher. Na Superintendentência de Igualdade Racial, propõe visibilidade dos povos de comunidades tradicionais- quilombolas, ciganos, ribeirinhos, indigenas, matriz africana e povos de terreiro. “Também queremos incluir ao CONEM a participação e as garantias de direitos a estas mulheres de comunidades tradicionais”, explicou.

Membras do Conselho Estadual da Mulher

O Conem é órgão colegiado de composição paritária, de caráter permanente, deliberativo e consultivo, co-responsável pela elaboração, fiscalização e controle da gestão das políticas para as mulheres, visando à equidade e à igualdade de gênero de modo a assegurar os direitos das mulheres.

Alguns dos objetivos e competências do órgão são: aproximar mais da sociedade civil; sensibilizar gestores municipais sobre a criação de Conselhos Municipais de Direitos das Mulheres; propor campanhas de conscientização e valorização das mulheres; promover seminários e conferências públicas, trazendo às mulheres conhecimentos e esclarecimentos a respeito dos seus direitos e sobre a história das lutas das mulheres.

Também tomaram posse: a secretária-geral Layla Milena Oliveira, conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e secretária da Comissão Nacional dos Direitos Sociais da OAB Nacional; primeira secretária Arieny Matias, representante da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica de Goiás; e a segunda secretária Sweyka Brandão, que é representante da Secretaria de Estado da Cultura.

O Conselho usará o dia 25 de todo mês (convencionado pela ONU, como sendo o dia laranja) para dialogar constantemente sobre medidas de enfrentamento à violência doméstica.