O Conselho Britânico e a Fórmula 1 selecionou Goiás para uma competição de programação entre estudantes de escolas públicas. Learning Sectors é uma iniciativa dinâmica em que a participação do Brasil incluirá uma competição de programação concebida para estimular o pensamento computacional e habilidades de programação. A Formula 1 utilizará sua rede de engenheiros e outros profissionais-chave do paddock para oferecer a estudantes e professores uma compreensão mais profunda de como o STEM é aplicado para dar vida ao automobilismo.

O programa deve começar em janeiro de 2025 e durar um ano. A expectativa é alcançar mais de 130 mil estudantes no Brasil, Índia, África do Sul e Reino Unido. Em Goiás, participarão mais de 6 mil alunos e 500 professores, com foco na programação como porta de entrada para o STEM.

O programa é baseado no Codifica+, iniciativa do British Council em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (SECTI-GO) que reforça o pensamento computacional e a programação como ferramentas educacionais essenciais.

A contribuição do Brasil para o programa global Learning Sectors será uma competição de programação única, que combina a emoção da F1 com a educação em STEM em escolas de ensino médio de Goiás. O objetivo é envolver estudantes de todas as origens, expondo-os a aplicações reais de STEM e incentivando que compartilhem esse conhecimento entre si. A competição incluirá fases de desafios locais e regionais, culminando em uma premiação final presencial no Grande Prêmio do Brasil de 2025, em São Paulo.

Um comitê composto por nove estudantes, sete professores e quatro representantes do corpo técnico do governo de Goiás colaboraram na elaboração da estrutura da competição. O comitê participou de uma visita ao Autódromo de Interlagos durante o fim de semana do Grande Prêmio, com uma sessão especial conduzida por uma engenheira da F1, que demonstrou a aplicação prática das habilidades STEM na categoria.

Inscrição 

As inscrições estarão abertas para estudantes do ensino médio em Goiás, com atividades iniciais de programação “desplugadas” que permitirão ampla participação e avaliação de habilidades. Equipes de escolas locais competirão em desafios de programação, com eliminações que irão selecionar os participantes com os melhores desempenhos para as rodadas finais.

A etapa final será um evento presencial onde representantes da F1 se juntarão ao painel de jurados para avaliar os participantes. A competição terminará em uma celebração no Grande Prêmio do Brasil de 2025, com os vencedores sendo homenageados durante o prestigiado evento da F1.