Goiás é 17º no ranking de escolas particulares no Ensino Médio, aponta Ideb
15 agosto 2024 às 16h04
COMPARTILHAR
A rede privada de Goiás ocupa a 17ª posição do ranking do Ideb para o Ensino Médio. O Estado teve o mesmo desemprenho que Minas Gerais, Sergipe e Amapá, dividindo a posição com esses Estados. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ideb é calculado a partir de dados de aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
As escolas particulares de Goiás tiveram média de 5,4 no Ideb e taxa de aprovação de 98% durante o ano de 2023, com destaque para o 3º ano que teve taxa de aprovação de 99,2% no período. Em relação às notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, a rede privada recebeu nota 297,46 e 305,84 respectivamente. A nota média padronizada no Saeb foi de 5,45.
Já nos anos finais do Ensino Fundamental, a rede privada de Goiás ocupa a 10ª posição no Ideb com nota 5,4. Já no Saeb, as notas do estado ficaram em 264,06 para Matemática e 265,27 para Língua Portuguesa. A média padronizada foi de 5,49. Para esse período escolar, a taxa de aprovação se manteve em 98%, com destaque para o 9º ano, que teve 98,5% de aprovação.
De acordo com o presidente do Sindicato das Escolas Particulares, Flávio de Castro, o resultado pode ser decorrente da não obrigatoriedade de adesão das provas por parte dessas escolas. “Como é uma prova que não é marcada com antecedência, na maioria das vezes o Ministério da Educação só faz a aplicação, como não tem valor de nota para os alunos, eles não fazem ela [a prova] de uma forma em que possa avaliar realmente qualquer qualidade do ensino”, explica.
“Ainda temos a cultura de que os alunos não entendem que essa prova serve para analisar o resultado e traçar, então, projetos para melhoria da qualidade e correção de rota de rota da educação. Eles acreditam que é só uma prova qualquer”, completa.
Ideb
O Ideb é um indicador sintético que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desta forma, apresentam melhores resultados no Ideb os sistemas que alcançam, de forma concomitante, maiores taxa de aprovação e proficiência nas avaliações.
Em 2021, o Ideb encerrou o ciclo de metas inicialmente estabelecido para a trajetória do indicador criado em 2007, de acordo com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (BRASIL, 2007). Conforme disposto no Decreto nº 6.094/2007, o Ideb representa um indicador “objetivo para a verificação do cumprimento de metas fixadas no termo de adesão ao Compromisso”. As metas foram definidas para cada ente federativo e unidade escolar de 2007 até o ano 2021, com o objetivo de contribuírem para que, em 2021, o nível aferido nacionalmente equivalesse à média dos países desenvolvidos (Inep, 2022).
Leia também: