Goiás aplicou apenas 13% das doses de vacina contra a dengue
04 março 2024 às 16h55
COMPARTILHAR
De acordo com dados do Governo de Goiás, até a última quarta-feira, 28, apenas 20.753 goianos receberam a dose da vacina contra a dengue, a Qdenga, no Estado. O número representa uma cobertura vacinal de apenas 13% da demanda recebida.
Diante dessa situação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está emitindo um alerta às pessoas que ainda não receberam a vacina. Para isso, o governo ampliou na quinta, 29, a faixa etária para 14 anos, quando inicialmente apenas crianças e adolescentes de 10 e 11 anos eram os alvos.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, nos primeiros dias a procura foi boa, no entanto a busca caiu consideravelmente em seguida. Diversos fatores podem ter contribuído para a falta de adesão à vacina. Entre eles, está a falta de interesse da população em buscar informações oficiais embasadas em evidências científicas sobre os benefícios do imunizante.
Além disso, a disseminação de notícias falsas por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens também tem influenciado negativamente, gerando preocupações infundadas em relação aos possíveis efeitos adversos da vacina. O esquema vacinal é composto de duas doses, com a segunda sendo aplicada após três meses da primeira.
Desde o último dia 15 de fevereiro, início da vacinação, Goiás recebeu 158.505 doses do imunizante. Ao todo, 134 municípios de nove regionais de saúde foram abastecidos com os imunizantes. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 158.505 crianças entre 10 e 11 anos nesses locais, enquanto aquelas de 10 a 14 anos são 398.946.
Foram escolhidos os municípios com mais de 100 mil habitantes e que possuem alta transmissão de dengue; maior número de casos em 2023 e 2024; e predominância do sorotipo 2 da doença no final do ano passado. [Confira a lista completa dos municípios ao final do texto]
A vacina atenuada tetravalente protege contra todos os quatro sorotipos da dengue. O governo já realizou capacitação com as regionais de saúde e os municípios, com orientações sobre as especificações do imunizante, esquema vacinal, forma de armazenamento, diluição, dentre outras informações. O objetivo é a prevenção das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população alvo para a vacinação.
O imunizante é contraindicado a indivíduos menores de 4 anos de idade e com 60 anos ou mais; anafilaxia ou reação de hipersensibilidade a qualquer componente da formulação ou após dose anterior da Qdenga; imunodeficiência primárias ou adquiria, incluindo terapias imunossupressoras; pessoas que vivem com o vírus HIV, sintomáticas ou assintomáticas, quando acompanhada de evidência de função imunológica comprometida; gestantes; e mulheres amamentando lactente de qualquer idade.
Municípios que realizam a vacinação contra a dengue:
Região de Saúde Central – Possui 26 municípios: Abadia de Goiás, Anicuns, Araçu, Avelinópolis, Brazabrantes, Campestre de Goiás, Caturaí, Damolândia, Goiânia, Goianira, Guapo, Inhumas, Itaguari, Itauçu, Jesúpolis, Nazário, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Petrolina de Goiás, Santa Bárbara de Goiás, Santa Rosa de Goiás, Santo Antonio de Goiás, São Francisco de Goiás, Taquaral de Goiás e Trindade.
Região de Saúde Centro Sul – Possui 25 municípios: Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Edealina, Edéia, Hidrolândia, Indiara, Jandaia, Leopoldo de Bulhões, Mairipotaba, Orizona, Piracanjuba, Pontalina, Professor Jamil, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Varjão Vianópolis e Vicentinópolis.
Região de Saúde Entorno Sul – Possui 7 municípios: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Região de Saúde Entorno Norte – Possui 8 municípios: Água Fria de Goiás, Alto Paraíso, Cabeceiras, Flores de Goiás, Formosa, Planaltina, São João D’Aliança e Vila Boa.
Região de Saúde Pirineus – Possui 10 municípios: Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Campo Limpo, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Pirenópolis e Terezópolis de Goiás.
Região de Saúde Sudoeste I – Possui 18 municípios: Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Caçu, Castelândia, Itajá, Itarumã, Lagoa Santa, Maurilândia, Montividiu, Paranaiguara, Porteirão, Quirinópolis, Rio Verde, São Simão, Santa Helena de Goiás, Santo Antonio da Barra e Turvelândia.
Região de Saúde Sudoeste II – Possui 10 municípios: Aporé, Caiapônia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Jataí, Mineiros, Perolândia, Portelândia, Serranópolis e Santa Rita do Araguaia.
Região de Saúde Estrada de Ferro – Possui 18 municípios: Anhanguera, Caldas Novas, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Corumbaíba, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Ipameri, Marzagão, Nova Aurora, Ouvidor, Palmelo, Pires do Rio, Rio Quente, Santa Cruz de Goiás, Três Ranchos e Urutaí.
Região de Saúde Sul – Possui 12 municípios: Água Limpa, Aloândia, Bom Jesus de Goiás, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Goiatuba, Gouvelândia, Inaciolândia, Itumbiara, Joviânia, Morrinhos e Panamá.
Leia também: