Governo do Estado antecipou para a próxima terça-feira (12/4) o início da campanha de vacinação depois de surto de H1N1 em Rio Verde

Leonardo Vilela, secretário: “Goiás fez a lição de casa e organizou seu setor de saúde”
Secretário de Saúde em Goiás, Leonardo Vilela, anunciou que campanha de vacinação contra H1N1 será antecipada | Foto: reprodução

O secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, anunciou na manhã desta quarta-feira (6/4) que a campanha de vacinação da gripe A (H1N1) será antecipada no estado. A partir da próxima terça-feira (12/4) os postos de saúde das cidades de Goiânia, Anápolis, Região Centro Sul e Região Pirineus estarão vacinando as pessoas que se enquadram nos grupos de risco. No dia 18, a vacinação estará liberada para todo o Estado.

Segundo Leonardo Vilela, a meta é vacinar pelo menos 80% dos grupos de risco no Estado.
O secretário disse que serão disponibilizadas para a campanha de vacinação contra Influenza um milhão e 600 mil vacinas.

Fazem parte dos grupos prioritários crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após parto e idosos, bem como profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade. De acordo com o secretário, esses grupos respondem por 70% dos óbitos por Influenza A.

Segundo Leonardo Vilela, a antecipação da vacinação foi necessária pois os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave anteciparam-se relação ao ano passado. Inicialmente, a campanha estava prevista para ter início no dia 30 de abril.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que neste ano, até 02/04, foram registrados em Goiás 24 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo cinco óbitos por Influenza A (H1N1). No comparativo de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave houve aumento de 71,42% em relação ao mesmo período do ano passado.

Confira a lista das cidades que receberão a vacina a partir da próxima terça-feira (12/4):

Municípios da Região Centro Sul: Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Edealina, Edéia, Hidrolândia, Indiara, Jandaia, Leopoldo de Bulhões, Mairipotaba, Orizona, Piracanjuba, Pontalina, Professor Jamil, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Varjão Vianópolis e Vicentinópolis.
Municípios da Região Pireneus: Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Campo Limpo, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Pirenópolis e Terezópolis de Goiás.
Quem deve vacinar: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após parto, idosos,