Goiás abre 36 novos leitos destinados a pacientes com Covid-19

Com a expansão, o Estado alcança 1.302 leitos para infectados por coronavírus

Goiás amplia oferta de leitos para Covid-19 | Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) anuncia a abertura de 36 novos leitos de Covid-19. Destes, 10 são de UTIs e 11 enfermarias no Hospital Estadual São Marcos, em Itumbiara. Outros 10 de UTIs ficam no Hospital Regional de Formosa. Cinco leitos críticos habilitados pelo Ministério da Saúde ficam no Hospital São Pedro D’Alcântara, na Cidade de Goiás.

Com a expansão, Goiás chega à marca de 1.302 leitos para Covid-19, sendo 560 para casos graves. “Quando eu recebi o Estado só tinha 254 UTIs em três municípios: Goiânia, Aparecida e Anápolis. Hoje, nós estamos instalados em mais de 20, com 8 mais hospitais de campanha”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

Outro ponto a se dar destaque é que as unidades são distribuídas de modo a atender as cinco macrorregiões do território goiano, para facilitar o acesso a toda população do Estado.

A abertura dos leitos é uma das frente do governo estadual para amenizar a ocupação de 90% dos leitos. Mesmo assim, o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, informou que o número de casos graves tem superado a oferta por vagas de internação.

“Não se enfrenta uma pandemia apenas com abertura de UTIs e enfermarias, só com atitudes de saúde, nós precisamos de engajamento social”, pontuou.

Em Goiás, totalizam oito hospitais de campanha, além de leitos em unidades próprias e conveniadas. Na rede estadual há 894 leitos de UTIs em 33 unidades de saúde. Destas, 560 são direcionadas para pacientes com Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.