Goianos investem em arte e gastronomia para recuperar espaço histórico no Centro

Criando um ambiente comercial onde antes era uma residência, um grupo de profissionais inaugurou um ateliê na capital

Foto: Vanessa Taillebois

Uma casa na Rua 29 do Setor Central de Goiânia, conhecida como o sobrado dos Scartezeni, construída nos anos 40, foi, por cerca de seis anos, apenas mais um espaço abandonado. Apesar de já ter sido a sede da Secretaria Municipal de Cultura e, eventualmente, ter sido usada pela Academia Goiana de Letras, a realidade mudou mesmo depois que um casal decidiu tornar realidade o sonho de abrir um negócio no Centro da cidade e adotou o casarão como escolha.

O casal, formado pelo pizzaiolo Matheus Xavier Calaça e a barista Joselita Martins Pereira, inaugurou no local o “Ateliê – Pizza, Café, Arte”, que a princípio seria apenas um café com uma galeria de obras de artistas goianos, mas como disse a barista, “o casamento, além de trazer o marido, trouxe também um pizzaiolo muito habilidoso que ampliou o horizonte do negócio”.

Além do café, da pizza, e da galeria de arte, esta última com a curadoria do artista goiano Hal Wildson, o casal contou com um grupo de profissionais que, juntos, irão fazer do lugar uma galeria comercial completa.

O sobrado abrigará o showroom da designer de interiores Kattynay Dias, da designer de jóias Isabela Hanashiro, um coletivo das marcas de roupas Bastos (Kleyson bastos), Augusta Robusta (Marcelle Vaz), Quim (Lara Vaz) Solár (Jader Magalhães) e Naya Violeta. Um espaço terapêutico comandado pelo terapeuta holístico, Vinícius Xavier, também será um dos serviços disponível aos visitantes.

A ideia do casal, endossada pelos parceiros, foi “tornar o ateliê um lugar onde as pessoas encontrem cultura, arte, comida de qualidade, num ambiente aconchegante e acolhedor”. Ainda de acordo com eles, um espaço como este, no Centro da cidade, tem o poder de transformar a realidade da capital, principalmente à noite, quando essa região da cidade costuma morrer.

“As respostas que estamos tendo desde a inauguração só reforçam a minha certeza de que essa ocupação traz mais movimento, visibilidade e a volta das pessoas para o Setor Central”, disse Joselita que afirmou ter recebido agradecimentos dos moradores pelo negócio estar dando certo.

Para o artista Hal Wildson, que vai ter obras de sua autoria expostas no sobrado, quanto mais lugares no centro surgirem com esse tipo de proposta, Goiânia se tornará ainda mais reconhecida pela sua arte e cultura tão características. “Pra mim o Ateliê é mais do que ir pra comer, é conhecer a história da cidade através de um olhar artístico. Isso faz a sociedade melhor”, reforça.

Apesar de todo o lado bom da história, ainda há muito que ser feito no local. A casa, por ser considerada histórica precisa de uma recuperação adequada e que será feita aos poucos para garantir a originalidade do local. “A restauração é um processo lento, e bem oneroso, entretanto, acreditamos que até final de julho o projeto arquitetônico já esteja finalizado e todos os espaços finalizados para que os parceiros sejam devidamente instalados”, conclui a barista.

O local completo funcionará de segunda-feira a domingo, com exceção das quartas-feiras, de 19h ás 23h.

Mais Centro

Recentemente outros espaços tem trazido de volta a magia do centro da cidade. A Vila Cora Coralina entregue em 2014, por exemplo, frequentemente abriga festivais e eventos culturais de grande relevância para a capital.

Outro local é o Complexo Estúdio & Pub Goiânia, que fomenta a arte, música e produção musical. O espaço funciona também para ensaios abertos de bandas, shows de jazz e festas com DJs. A varanda aberta com pinturas nas paredes e projeções dá um toque especial ao lugar.

Já o Chorinho, que acontece todas às sextas-feiras na porta do Grande Hotel, outro patrimônio histórico da cidade e o Mercado Popular da 74, que oferece um dos mais famosos happy hours de Goiânia, são lugares que têm resistido ao Centro e trazido a população para momentos de lazer à noite.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.