Goianos do Centrão dizem que insatisfação com Bolsonaro se dá pela má condução da pandemia
24 março 2021 às 17h41

COMPARTILHAR
Troca no comando da Saúde, aumento de mortes pela Covid-19 e falta de ações em combate a doença são os principais motivos listados

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tem sofrido com a insatisfação e pressão de parlamentares que compõem o Congresso Nacional. O motivo seria a má condução na gestão da pandemia da Covid-19, que vem carregada de várias ações, principalmente pela troca de comando no Ministério da Saúde, que tem seu quarto ministro e 300 mil mortos pela doença no Brasil nesta semana.
O deputado federal, delegado Waldir (PSL) destacou ao Jornal Opção o descontentamento por parte dos blocos de esquerda e centro. “Víamos as manifestações, eu acredito que a maior parte dos parlamentares com exceção de alguns de extrema direita, todos estão descontentes com a condução da pandemia , seja do governo federal ou do governo estadual”, afirma.
“Infelizmente nós não temos o poder da caneta, o poder está com o executivo e o que podemos fazer é tentar ajudar com emendas, aprovando o auxílio emergencial, temos tomado medidas importantes para ajudar o país, mas o poder da caneta é do governo”, explica Waldir que completa a indignação por parte dos deputados. “Essa péssima condução da pandemia, essa omissão causa uma repulsa muito grande entre o parlamento”.
O deputado federal, Glaustin da Fokus (PSC) diz que de fato há uma pressão do Congresso e do Senado. “Acho que o Bolsonaro resolveu encarar de fato a pandemia, porque até outro tempo ele estava levando no formato dele, e agora caiu ficha que o assunto é muito mais sério do que ele imaginava e de fato está existindo uma pressão do Congresso e do Senado a respeito para que ele leve esse assunto da forma que precisa ser levado e compartilhado”, pontua.
Porém, o parlamentar goiano ressalta que não existe embate. “Não existe nenhum movimento de desgaste e embate, o que existe é um posicionamento nosso mais firme para que o presidente da república de fato dê a avaliação necessária ao assunto da pandemia e dê exemplos disso”, afirma.
O deputado Francisco Jr (PSD) avalia que a insatisfação com relação ao governo se deve não apenas às falhas e à falta de diálogo no enfrentamento da covid, mas também a um processo de politização da pandemia e de polarização, que tem causado muitos prejuízos ao país. O parlamentar aponta que a reunião, realizada na manhã desta quarta-feira, 24, no Palácio do Planalto, com os três Poderes e os governadores, mostra a intenção de corrigir essa rota e de um pacto nacional real.
Aproximação
Sobre a situação estar contribuindo para uma aproximação como Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado do PSL , delegado Waldir disse que não há e isso [movimentação] é conduta individualizada, seja de partidos ou de parlamentares de fórum independente.
“Na verdade existem movimentos separados. Não tem um movimento de esquerda com direita, na verdade são apoios diferentes indignados com a omissão do governo federal na condução da pandemia”, pontua o deputado.
Já Francisco Jr diz que a tendência do PSD é se manter na base do governo Bolsonaro. “Politicamente, alguns partidos de centro-esquerda se animaram com a possibilidade de o ex-presidente Lula estar nas eleições, mas o PSD não está nesse grupo, nem faz nenhum tipo de discussão sobre novos blocos e se mantem na base do governo”, diz.