Goiano é o primeiro finalista em Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel

De oito finalistas, o estudante José Silva está em primeiro lugar em uma das categorias e irá disputar a final no Rio de Janeiro

O goiano José Silva está representando o estado de Goiás no Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel. Após 20 qualificatórias nas cinco regiões do país, os quatro melhores colocados nas categorias ‘Maior Distância’ e ‘Maior Tempo de Voo’ devem voltar a disputar no próximo dia 18 de abril, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. O estudante de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Goiás (UFG), está em primeiro lugar na categoria “Maior Tempo de Voo”.

Dos oito finalistas, José foi o que conseguiu manter o aviãozinho no ar por 9.62 segundos, atingindo o melhor índice no ranking nacional. “Eu sempre brincava com aviãozinho de papel, desde a infância. Em 2019, concorri na categoria ‘Maior Distância’ e fui campeão local do Red Bull Paper Wings. Nesta edição, eu me interessei pelo ‘Maior Tempo de Voo’. Desenvolvi técnicas e pesquisei bastante antes de competir. De olho na final, pretendo praticar e aperfeiçoar a simetria do avião, pois isso interfere bastante no desempenho”, conta.

Em 2022, foram determinadas três categorias, sendo elas de Maior Distância, Maior Tempo de Voo e Acrobacia. Agora, os estudantes precisam mostrar todas as habilidades com dobraduras, ciência e criatividade para o título brasileiro. Os campeões de cada categoria carimbam passaporte à decisão mundial do evento, em maio, na Áustria, diante de outras 61 nações. Já o(a) vencedor(a) da modalidade ‘Acrobacia’, cuja disputa é 100% online via TikTok, será conhecido no dia 22 de abril.

Confira, abaixo, a lista dos finalistas:

Maior Distância:

(1) Richard Amorim (PE) – Educação Física, na Universidade Federal de Pernambuco – 37.10m

(2) Isaac Queiroz (PR) – Medicina Veterinária, na UniFil – 36.60m

(3) Erlon Cardoso (PE) – Administração, na Universidade Federal de Pernambuco – 34.17m

(4) Lucas Barbieri (RJ) – Direito, no Centro Universitário Anhanguera – 33.60m

Maior Tempo de Voo:

(1) José Silva (GO) – Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Goiás – 9.62s

(2) Nayder Teixeira (MG) – Engenharia de Controle e Automação, na Universidade Federal de Ouro Preto – 8.28s

(3) Matheus Amarante (PR) – Administração, na Universidade Positivo – 7.73s

(4) Pedro Cruz (PR) – Engenharia Elétrica, na Universidade Federal do Paraná – 6.50s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.