Os estudantes goianos que farão a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste domingo, 10 de novembro, devem se preparar para a possibilidade de chuvas fortes. O alerta é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

De acordo com André Amorim, gerente da Semad, o avanço de uma frente fria, oriunda do Sul do país, está se deslocando em direção à região Sudeste, passando por São Paulo e Minas Gerais. Esse movimento favorece a formação de um corredor de umidade, que conecta a região Norte, especialmente a Amazônia, ao estado de Goiás. “Essa conexão atmosférica aumenta a probabilidade de chuvas intensas, podendo causar alagamentos e transbordamentos de mananciais”, explica Amorim.

Alerta para os candidatos

O especialista reforça a necessidade de os candidatos se organizarem para chegar mais cedo aos locais de prova. “Para quem vai fazer o ENEM, o ideal é tentar chegar com antecedência, porque essas chuvas podem atrapalhar o deslocamento. Além disso, podem ocorrer alagamentos em pontos críticos”, orienta.

Detalhes da prova

No segundo dia do exame, os participantes responderão às questões de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática. Os portões dos locais de aplicação abrirão às 12h (horário de Brasília) e fecharão pontualmente às 13h, com início das provas logo em seguida.

Em Goiás, o ENEM 2024 conta com mais de 150 mil candidatos inscritos. Entre eles, 31,5% (47.541) são estudantes que já concluíram o ensino médio. Outros 34,3 mil inscritos são alunos do 1º e 2º anos do ensino médio, enquanto cerca de 1,1 mil participantes não estão cursando o ensino médio, utilizando o exame para fins de avaliação pessoal.

Para este domingo, Goiânia deve registrar um clima instável, com temperaturas variando entre 21°C e 27°C. A umidade relativa do ar permanecerá alta, entre 80% e 100%, e a previsão é de muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia.

Leia também:

Inscrições de privados de liberdade no Enem batem novo recorde em Goiás

Problemas de saúde levam candidatos a serem desclassificados no Enem 2024