Goiânia tem melhor aeroporto em satisfação do passageiro dos cinco incluídos em 2018

Capital goiana foi incluída no levantamento da Secretaria Nacional de Aviação Civil neste ano e figura à frente dos terminais de Maceió, Belém, Vitória e Florianópolis

Recém-incluído da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, da Secretaria Nacional da Aviação Civil, aeroporto de Goiânia é o melhor avaliado entre os cinco incluídos no levantamento no primeiro trimestre e 8º no geral | Foto: Assembleia Legislativa de Goiás

Goiânia tem o melhor aeroporto de cinco incluídos em 2018 na Pesquisa de Satisfação do Passageiro no primeiro trimestre do ano realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (25/4) e mostram que os usuários do transporte aéreo em voos domésticos e internacionais avaliam o terminal da capital goiana como o que melhor atende os passageiros dos que passaram a ser avaliados: Goiânia, Maceió, Belém, Vitória e Florianópolis.

No geral, o novo aeroporto de Goiânia – inaugurado em 9 de maio de 2016 pela então presidente Dilma Rousseff (PT) – é considerado o 8º em satisfação do passageiro entre 20 terminais. A nota goiana ficou em 4,38 de um total de cinco pontos atribuídos pela pesquisa, que é feita a partir de dados fornecidos pelos usuários do transporte aéreo no Brasil.

No quinto ano do levantamento, a aprovação dos aeroportos brasileiros chegou a 87% no primeiro trimestre de 2018. A partir de 4 pontos é considerado como bom o aeroporto. A nota 5 avalia o terminal como muito bom, de acordo com os critérios do levantamento.

“Os resultados mostram que estamos caminhando para a maturidade e a consolidação da gestão aeroportuária”, afirma o secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes. De acordo com o órgão, “os passageiros são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing”. “O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%”, informa o Ministério dos Transportes.

A pesquisa ouviu 327.537 nos últimos cinco anos. Em 2013, a nota dada aos principais aeroportos brasileiros ficou em 3,86 na avaliação de 1 a 5 pontos. Já no primeiro trimestre deste ano, a pontuação chegou a 4,30. Esta é a 20ª rodada do levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, com crescimento de 14% no índice de satisfação geral e 11% de média porcentual de evolução na avaliação dos outros 37 indicadores pesquisados.

Goiânia

Entre os oito aeroportos que recebem até 5 milhões de passageiros por ano, Goiânia (4,38) aparece na terceira posição, atrás de Natal (4,56) e Manaus (4,41). Dos 37 itens avaliados pelos passageiros, o terminal da capital goiana aparece em segundo lugar em dois deles: tempo de fila na inspeção de segurança (4,73), na qual Campinas lidera com 4,76 pontos, e qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem, quando recebe pontuação 4,75, indicador liderado por Confins (4,83).

Na facilidade de desembarque no meio-fio, a capital goiana surge em terceiro lugar com 4,48 pontos. Goiânia é 9ª na confiabilidade da inspeção de segurança (4,47), 4ª na cordialidade e
prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança (4,61) e 5ª na qualidade da sinalização do aeroporto (4,37).

No item disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo, o terminal de Goiânia fica em 10º lugar (4,17). Goiânia é apenas 14ª posição na disponibilidade de
tomadas (3,73) e na 18ª quando o assunto é ‘ualidade da internet wi-fi disponibilizada pelo
aeroporto (3,07).

A disponibilidade de banheiros do aeroporto de Goiânia fica no 5º lugar dos 20 terminais avaliados pelos passageiros (4,37). Na limpeza dos sanitário, a capital goiana figura em 4ª (4,38), mesma posição na disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,58). Goiânia consegue o 5º posto na sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto com 4,42 pontos.

O aeroporto fica em 4º na limpeza geral (4,66), 3º no conforto térmico (4,59), 12º no conforto acústico (4,18) e 11º na qualidade das instalações de estacionamento de veículos (3,98).

Pior avaliação

Goiânia fica no final da lista quando o assunto é custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes (2,61) e dos produtos comerciais (2,89), na 20ª posição em cada uma delas, e na penúltima (19ª) na avaliação dos passageiros sobre a quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes (3,43).

O terminal da capital é bem avaliado na velocidade de restituição de bagagem (4,57), na 3ª posição.

Uma resposta para “Goiânia tem melhor aeroporto em satisfação do passageiro dos cinco incluídos em 2018”

  1. Adalberto de Queiroz disse:

    O aeroporto de Goiânia é o mais feio e o projeto mais exdrúxulo dos novos aeroportos de capitais do Brasil. É horrível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.