Evento segue até 20 de junho com programação de apresentações, debates, palestras e workshops voltados para artistas que pesquisam ofício do ator no Brasil

Foto: Divulgação
Pela décima vez, atores da cena goiana se reúnem em Goiânia para encontro de formação promovido pelo Grupo Sonhus Teatro Ritual. A programação tem apresentações, debates, palestras e workshops com artistas que pesquisam, atualmente, o ofício do ator no Brasil e no Mundo. Todas as atividades são gratuitas e seguem até o dia 20 de junho no Espaço Sonhus, no Centro.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente na página do evento no Facebook. Basta enviar currículo e carta de intenções. A abertura do encontro será nesta terça-feira (6/6) com coquetel, exibição de vídeos e performance musical às 18h30 no Café Qorpo Santo do Espaço Sonhus.
Para realizar este trabalho, foram convidados para oferecer os workshops os atores e também professores doutores Narciso Telles (UFU) e Robson Haderschpek (UFRN), além da Cia MunduRodá, de São Paulo. Narciso oferece em seu workshop um contato com a técnica de viewpoints, em que os atores experimentam pontos de vista de sua própria atuação.
Já Haderschpek apresenta uma metodologia pessoal em que se pensa o trabalho corporal do artistas a partir de elementos da natureza. Por fim, a Cia MunduRodá propõe um trabalho corporal de composição de partituras físicas a partir de sua vasta pesquisa de danças populares brasileiras. O grupo já trabalhou por muito tempo com Antônio Nobrega.
Nesta edição, o encontro traz a oportunidade de mergulho de atores pesquisadores na investigação de suas potencialidades criativas de atuação no teatro, na dança, no circo e na arte da performance. “O encontro de atores criadores trouxe a Goiânia referências nacionais e internacionais que não tinham passado por aqui antes”, revela Nando Rocha, realizador do evento.
“Ainda é uma oportunidade de reencontro de artistas goianos e intercâmbios entre esses artistas e tais referências. Além de ser uma reciclagem para o próprio grupo”, comenta, se referindo ao Grupo Sonhus Ritual.
Além destas oficinas, o Fórum Sobre Teatro Físico é uma oportunidade para os atores trocarem experiências e impressões numa roda de conversa com os atores que oferecerão workshop. Uma apresentação também faz parte da programação: Narciso Telles também mostrará em palco suas técnicas e experiências na quarta-feira (8/6). A apresentação é gratuita e aberta a toda comunidade.
O espetáculo “Potestad” é uma das mais importantes obras do dramaturgo, ator e psicanalista argentino Eduardo Pavlovsky. A narrativa é conduzida por um só personagem que desvela um dos traumas sociais mais significativos da história recente na Argentina: o roubo de crianças durante a ditadura.
Apesar de o encontro ser realizado até dia 20 de junho, o trabalho oferecido pelo Grupo Sonhus é continuado. Por isso, promove ações durante o segundo semestre para os atores que desejam seguir aprofundando sua formação: oficinas de mímica, pilates, danças e yoga, por exemplo.
Deixe uma resposta