Goiânia sedia 10º Encontro de Atores Criadores
08 junho 2016 às 16h50

COMPARTILHAR
Evento segue até 20 de junho com programação de apresentações, debates, palestras e workshops voltados para artistas que pesquisam ofício do ator no Brasil

Pela décima vez, atores da cena goiana se reúnem em Goiânia para encontro de formação promovido pelo Grupo Sonhus Teatro Ritual. A programação tem apresentações, debates, palestras e workshops com artistas que pesquisam, atualmente, o ofício do ator no Brasil e no Mundo. Todas as atividades são gratuitas e seguem até o dia 20 de junho no Espaço Sonhus, no Centro.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente na página do evento no Facebook. Basta enviar currículo e carta de intenções. A abertura do encontro será nesta terça-feira (6/6) com coquetel, exibição de vídeos e performance musical às 18h30 no Café Qorpo Santo do Espaço Sonhus.
[relacionadas artigos=”61886,64810″]
Para realizar este trabalho, foram convidados para oferecer os workshops os atores e também professores doutores Narciso Telles (UFU) e Robson Haderschpek (UFRN), além da Cia MunduRodá, de São Paulo. Narciso oferece em seu workshop um contato com a técnica de viewpoints, em que os atores experimentam pontos de vista de sua própria atuação.
Já Haderschpek apresenta uma metodologia pessoal em que se pensa o trabalho corporal do artistas a partir de elementos da natureza. Por fim, a Cia MunduRodá propõe um trabalho corporal de composição de partituras físicas a partir de sua vasta pesquisa de danças populares brasileiras. O grupo já trabalhou por muito tempo com Antônio Nobrega.
Nesta edição, o encontro traz a oportunidade de mergulho de atores pesquisadores na investigação de suas potencialidades criativas de atuação no teatro, na dança, no circo e na arte da performance. “O encontro de atores criadores trouxe a Goiânia referências nacionais e internacionais que não tinham passado por aqui antes”, revela Nando Rocha, realizador do evento.
“Ainda é uma oportunidade de reencontro de artistas goianos e intercâmbios entre esses artistas e tais referências. Além de ser uma reciclagem para o próprio grupo”, comenta, se referindo ao Grupo Sonhus Ritual.
Além destas oficinas, o Fórum Sobre Teatro Físico é uma oportunidade para os atores trocarem experiências e impressões numa roda de conversa com os atores que oferecerão workshop. Uma apresentação também faz parte da programação: Narciso Telles também mostrará em palco suas técnicas e experiências na quarta-feira (8/6). A apresentação é gratuita e aberta a toda comunidade.
O espetáculo “Potestad” é uma das mais importantes obras do dramaturgo, ator e psicanalista argentino Eduardo Pavlovsky. A narrativa é conduzida por um só personagem que desvela um dos traumas sociais mais significativos da história recente na Argentina: o roubo de crianças durante a ditadura.
Apesar de o encontro ser realizado até dia 20 de junho, o trabalho oferecido pelo Grupo Sonhus é continuado. Por isso, promove ações durante o segundo semestre para os atores que desejam seguir aprofundando sua formação: oficinas de mímica, pilates, danças e yoga, por exemplo.