Goiânia retoma vacinação com aplicação de segunda dose em idosos acima de 76 anos
05 abril 2021 às 08h31
COMPARTILHAR
Atendimento ocorre nos 25 postos organizados pela Secretaria Municipal de Saúde; Prefeitura solicita agendamento de pedestres
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que seguirá com aplicação da segunda dose da vacina Coronavac em idosos acima de 76 anos a partir desta segunda-feira, 5. A capital goiana recebeu, no último sábado, 3, 24 mil doses do imunizante. O atendimento nos postos de vacinação ocorrerá entre oito horas da manhã e cinco horas da tarde, em 21 pontos fixos para pedestres e 4 drive thrus.
O atendimento para pedestres ocorrerá nas 13 unidades de saúde especificadas, em 7 escolas municipais e no Espaço Sinta-se Bem Unimed, e obedece a agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, chama a atenção para a importância do agendamento. “O agendamento garante atendimento na hora marcada, ninguém precisa levantar de madrugada e ficar em fila e ainda evita aglomeração, garantindo assim uma vacinação segura para todos”. Já os quatro pontos drive thru, por sua vez, atendem demanda espontânea, também na segunda-feira.
Durval Pedroso também alerta para a importância da segunda dose, uma vez que o esquema vacinal completo amplia a resposta do sistema imunológico contra o vírus. “Estudos científicos já demonstraram que a aplicação da segunda dose deixa as pessoas completamente protegidas contra casos greves da doença, daí a importância de todos que estão no cronograma irem aos postos de vacinação”, conclui.
A secretária executiva da SMS, Luana Cássia Ribeiro, orienta quanto ao prazo prescrito no cartão de vacinação. “Cada laboratório contém seu aprazamento, essencial para a eficácia do imunizante. Por isso, o paciente precisa seguir o indicado em seu cartão de vacina, ou seja, a data correspondente à aplicação da dose reforço”, explica.
Para receber o imunizante, é necessário apresentar documentos pessoais com foto e comprovante de endereço de Goiânia. O cronograma para aplicação da segunda dose, tecnicamente chamada de D2, segue ao longo desta semana.
Postos de vacinação em Goiânia
Na zona sudoeste da cidade, a vacinação ocorre na Escola Municipal Francisco Matias, no Centro de Saúde da Família (CSF) Santa Rita, Residencial Itaipu e Real Conquista. Na região oeste, será feita na Escola Lions Clube Bandeirante, nos CSF São Francisco e Cerrado IV. Já na região noroeste, ocorrerá na Escola Municipal Coronel José Viana e nos CSF Boa Vista, Novo Planalto e Mutirão.
Na região Campinas Centro, a imunização será feita na Escola Municipal Santa Helena, nos CSF Leste Universitário e de Saúde Cidade Jardim e no Espaço Sinta-se Bem Unimed. Na região leste, na Escola Municipal Barbara de Sousa Morais e nos CSF Ville de France e Recanto das Minas Gerais. Já na região norte e sul, ocorrerá, respectivamente, na Escola Municipal Pedro de Costa de Medeiros e CSF Guanabara I, e na Escola Rotary Goiânia Oeste.
A vacinação por drive thru ocorrerá no Shopping Cerrado, no Shopping Passeio das Águas, no Estádio Serra Dourada e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.