Goiânia retoma vacinação com aplicação de segunda dose em idosos acima de 76 anos

Atendimento ocorre nos 25 postos organizados pela Secretaria Municipal de Saúde; Prefeitura solicita agendamento de pedestres

Idoso recebendo dose de vacina contra a Covid-19. | Foto: Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que seguirá com aplicação da segunda dose da vacina Coronavac em idosos acima de 76 anos a partir desta segunda-feira, 5. A capital goiana recebeu, no último sábado, 3, 24 mil doses do imunizante. O atendimento nos postos de vacinação ocorrerá entre oito horas da manhã e cinco horas da tarde, em 21 pontos fixos para pedestres e 4 drive thrus. 

O atendimento para pedestres ocorrerá nas 13 unidades de saúde especificadas, em 7 escolas municipais e no Espaço Sinta-se Bem Unimed, e obedece a agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, chama a atenção para a importância do agendamento. “O agendamento garante atendimento na hora marcada, ninguém precisa levantar de madrugada e ficar em fila e ainda evita aglomeração, garantindo assim uma vacinação segura para todos”. Já os quatro pontos drive thru, por sua vez, atendem demanda espontânea, também na segunda-feira.

Durval Pedroso também alerta para a importância da segunda dose, uma vez que o esquema vacinal completo amplia a resposta do sistema imunológico contra o vírus. “Estudos científicos já demonstraram que a aplicação da segunda dose deixa as pessoas completamente protegidas contra casos greves da doença, daí a importância de todos que estão no cronograma irem aos postos de vacinação”, conclui.

A secretária executiva da SMS, Luana Cássia Ribeiro, orienta quanto ao prazo prescrito no cartão de vacinação. “Cada laboratório contém seu aprazamento, essencial para a eficácia do imunizante. Por isso, o paciente precisa seguir o indicado em seu cartão de vacina, ou seja, a data correspondente à aplicação da dose reforço”, explica. 

Para receber o imunizante, é necessário apresentar documentos pessoais com foto e comprovante de endereço de Goiânia. O cronograma para aplicação da segunda dose, tecnicamente chamada de D2, segue ao longo desta semana.  

Postos de vacinação em Goiânia

Na zona sudoeste da cidade, a vacinação ocorre na Escola Municipal Francisco Matias, no Centro de Saúde da Família (CSF) Santa Rita, Residencial Itaipu e Real Conquista. Na região oeste, será feita na Escola Lions Clube Bandeirante, nos CSF São Francisco e Cerrado IV. Já na região noroeste, ocorrerá na Escola Municipal Coronel José Viana e nos CSF Boa Vista, Novo Planalto e Mutirão.

Na região Campinas Centro, a imunização será feita na Escola Municipal Santa Helena, nos CSF Leste Universitário e de Saúde Cidade Jardim e no Espaço Sinta-se Bem Unimed. Na região leste, na Escola Municipal Barbara de Sousa Morais e nos CSF Ville de France e Recanto das Minas Gerais.  Já na região norte e sul, ocorrerá, respectivamente, na Escola Municipal Pedro de Costa de Medeiros e CSF Guanabara I, e na Escola Rotary Goiânia Oeste.

A vacinação por drive thru ocorrerá no Shopping Cerrado, no Shopping Passeio das Águas, no Estádio Serra Dourada e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.