Goiânia registra 10°C no início na manhã e meteorologistas estimam novas quedas ao longo da semana

“O que está acontecendo agora é que um ar frio do sul que subiu para a região sudeste do País. Ao adentrar naquela região, ele acaba se espalhando e consequentemente atingindo parte do nosso Estado” , explica André Amorim

Início do mês de agosto é marcado por baixas temperaturas na região Centro-Oeste / Foto: Reprodução

Goiânia registrou, no início da manhã desta desta terça-feira, 4, a mínima de 10°C. Essa é uma condição tida como “normal” e até esperada ao longo das primeiras semanas do mês de agosto que historicamente apresenta temperaturas mais baixas trazidas pelos fortes ventos.

“Estamos diante de uma atuação de uma massa de ar seca, intensa. Os ventos favorecem o declínio da temperatura registrada no início da manhã e durante a noite. E isso deve persistir ao longo dos próximos dias”, explicou a chefe do Instituto Nacional Meteorologista (Inmet), Elizabete Alves.

Já o meteorologista André Amorim, acrescentou que esse ano não foi registrado nenhum “fenômeno” atuando. “Os fenômenos são aquelas ocorrências que acabam interferindo na circulação dos ventos. O que está acontecendo agora é que um ar frio do sul subiu para a região sudeste do País. Ao adentrar naquela região, ele acaba se espalhando e, consequentemente, atingindo parte do nosso Estado. Tanto que nem todas as regiões de Goiás foram afetadas por esse declínio na temperatura”, disse.

Segundo os meteorologistas, a tendência é que o frio permaneça até a próxima quinta-feira, 6. Até lá, Goiânia tende a registrar dias mais frios pela manhã e durante a noite. No entanto, no período da tarde, a previsão é de que as temperaturas se elevem ao longo de todos os dias. Na sexta, a tendência é que a situação comece a se inverter. Com isso, a massa de ar frio deixará o sudeste em direção ao sul enquanto a massa de ar quente parte do sul para sudeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.