Goiânia recebe título de ‘capital do agronegócio’

Reconhecimento foi promulgado via decreto legislativo aprovado na manhã desta terça-feira, 16

Foi concedido a Goiânia, na manhã desta terça-feira, 16, o titulo de capital do agronegócio. A matéria é de autoria do vereador Cabo Sena (Patriota) foi aprovada com 24 votos e, por se tratar de um decreto legislativo, só demanda uma votação e não necessita de sanção do Poder Executivo municipal.

O vereador explica que quem inspirou a matéria foi o pecuarista Amarildo Gonçalves, cidadão honorário goianiense, que detém um dos maiores bancos genéticos do mundo de gir leiteiro e girolando. A intenção, segundo ele, é reconhecer a relevância do agronegócio para Goiás e para o Brasil.

“Esse é um projeto importante, porque tendo esse título, facilitará a economia, já que o agronegócio é um dos setores de maior relevância da economia goiana e brasileira. Durante a pandemia, o que segurou nosso país foi o agronegócio. É importante que Goiânia, como centro do nosso país, tenha essa representação”, explica o parlamentar.

Dados fornecidos pelo Governo de Goiás mostram que o setor do
Agronegócio foi responsável por 62,5% das exportações do estado em outubro deste ano. Ao todo, no mês, o setor registrou US$ 355,6 milhões em vendas externas e US$ 6,2 bilhões no acumulado no ano.

Já em relação ao total das exportações de Goiás, de janeiro a outubro de 2021, o setor respondeu por 78,6% das vendas externas de Goiás. Já no ano anterior, no mesmo período, esta proporção foi de 80,0%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.