Goiânia não aparece entre as 10 cidades mais desenvolvidas do Estado

Capital goiana caiu em quase todos os índices se comparado com o ano anterior

Goiânia ocupa a 11ª posição no ranking dos municípios mais desenvolvidos de Goiás, é o que aponta o estudo da  Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgado nesta quinta-feira (28/6).

No cenário nacional, a capital ocupa apenas a 279ª posição entre as cidades mais desenvolvidas. A análise é feita com base em três indicadores: Emprego e Renda; Educação e Saúde.

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2018 adota uma escala que vai de 0 a 1 e divide as cidades em quatro categorias: baixo desenvolvimento (de 0 a 0,4), desenvolvimento regular (0,4 a 0,5), desenvolvimento moderado (de 0,6 a 0,8) e alto desenvolvimento (0,8 a 1). O índice da capital goiania foi de 0,817.

Goiânia caiu seis posições no ranking estadual, se comparado ao estudo divulgado no ano passado quando a capital ocupava o 5º lugar.

Já no quesito “Emprego e Renda”, Goiânia ocupa a 12ª posição entre os municípios goianos e a 242ª posição no ranking nacional com índice de, apenas, 0,6885. No ano passado, a capital estava na 7ª colocação com índice de 0,6926.

No tema “Saúde”, o desempenho de Goiânia caiu drasticamente. A capital passou da 13ª colocação para ocupar o 20º lugar no ranking estadual. O índice registrado no ano anterior foi de 0,8994 e caiu neste ano para 0,8943.

A Educação manteve os mesmos índices registrados anteriormente. No estudo passado a capital ocupava a 75ª posição no ranking estadual e permaneceu, neste ano, na mesma colocação. No cenário nacional, Goiânia ocupa o 1163º lugar.

2
Deixe um comentário

2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Jorge

Matéria mal escrita. Onde está a lista das cidades?

Lincoln Aurélio

Goiânia há vários anos sem governo, dá nisso.