Goiânia Mostra Curtas exibe 86 filmes em 10 países

20ª edição do festival começa nesta terça-feira, 23. Pela primeira vez, mostra ocorre de forma on-line. Acesso permanece gratuito

Curta-metragem Escadaria, do cineasta goiano Guilherme Gardinni
Cena do curta-metragem Escadaria, do cineasta goiano Guilherme Gardinni

Pela primeira vez em 20 anos, o Goiânia Mostra Curtas (GMC), um dos mais tradicionais festivais de cinema do Brasil, exibirá filmes em todos os nove países que falam língua portuguesa. As transmissões, feitas por meio da plataforma digital InnSaei.tv, ocorrem entre os próximos dias 23 e 28. Pelo impacto da pandemia do Coronavírus, a mostra acontece somente de forma on-line. Também por isso, não houve festival no ano passado.

Ao todo, 86 filmes, entre eles 18 goianos, podem ser conferidos de forma gratuita ao longo dos seis dias do GMC. A programação, disponível no site goianiamostracurtas.com.br, também inclui oficinas, palestras, debates, masterclass, homenagens e pocket show. Além do Brasil, a agenda completa do festival está disponível para Angola, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

“Buscamos trazer um público mais amplo e disseminar projetos audiovisuais brasileiros em outros países, fomentando nossa cultura”, explica a diretora geral e produtora da GMC, Maria Abdalla. Realizada anualmente desde 2001, a mostra já exibiu mais de dois mil filmes e atraiu cerca de 290 mil pessoas. Tradicionalmente, o festival ocorria no Teatro Goiânia, Setor Central.

A abertura oficial do 20º Goiânia Mostra Curtas está marcada para a próxima terça-feira, 23, às 20 horas, pelo canal do Icumam no Youtube. Este ano, as homenageadas são a diretora, atriz e dramaturga Grace Passô, na solenidade de abertura; a cineasta goiana Adriana Rodrigues, no encerramento. Adriana faleceu este ano vítima da Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.