Goiânia é segunda capital com melhor transparência em divulgação de contratos durante pandemia

Critérios foram avaliados pela organização Transparência Internacional, que analisa redes sociais, sites e portais de transparência de todas as cidades dos 26 estados do Brasil e Distrito Federal

Goiânia | Foto: Reprodução

De acordo com o ranking da Transparência Internacional, Goiânia é a segunda capital do Brasil com melhor transparência na divulgação de contratos emergenciais durante a pandemia de Covid-19. A capital fica atrás apenas de João Pessoa, na Paraíba. O ranking foi divulgado nesta quinta-feira, 21.


Goiânia cumpre com a Lei Federal nº 13.979/2020, que regulamenta as medidas de emergência de saúde pública em face da pandemia. Para o levantamento, foram analisadas as redes sociais e portais de transparência dos governos de todos os 26 estados e Distrito Federal e todas as 27 capitais.
Em 2019, o prefeito Iris Rezende (MDB) havia reformulado o site da prefeitura, da Secretaria de Saúde e do Portal de Transparência.

Com dos sites, redes sociais e portais de informação, Goiânia atingiu o cocenito ótimo e obteve 83,54 pontos. João Pessoa alcançou 88,61 pontos. Em terceiro lugar, Rio Branco (AC) chegou a 65,82 pontos. Os últimos colocados foram São Paulo e Roraima, com 27,85 e 22,15 pontos, respectivamente.


“Além das notícias que são veiculadas, buscamos reforçar a informação nas mídias sociais que amplia o entendimento e facilita que as ações da prefeitura cheguem até o cidadão”, disse o secretário municipal de Comunicação, Vassil Oliveira.


Metodologia


Lançado há duas semanas e produzido em conjunto com o Tribunal de Contas da União, o manual aponta os critérios de avaliação do ranking. Todos os governo foram orientados e notificados que seriam avaliados periodicamente com base nos critérios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.