Quando se fala em Art Déco, Goiânia é a primeira cidade que vem à cabeça. Para comemorar o centenário desse estilo modernista da arquitetura, a capital vai ser palco para uma série de ações em referência ao seu patrimônio arquitetônico.

De 14 a 28 de maio, os pontos históricos da cidade serão as vitrines da 7ª edição do Goiânia Art Déco Festival (GADF). Com entrada franca, o festival vai trazer exposições inéditas de pinturas e fotografias, além de palestras sobre a conservação do patrimônio.

A abertura oficial é às 19 horas desta terça-feira, 14, no Museu Confaloni, na Estação Ferroviária. Serão exibidas obras de 22 artistas da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV) que retratam monumentos e edifícios Art Déco. Essas obras serão leiloadas após o festival, em colaboração com a Secretaria de Cultura de Goiás (Secult-Goiás), e os valores arrecadados serão destinados à construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora).

Conhecer e valorizar

Desde 2018, Goiânia Art Déco Festival se dedica à discussão e preservação do patrimônio histórico. No dia 28 de maio, o Sesc, na Rua 3, Centro, será palco de duas palestras importantes. Às 15h, a arquiteta Júlia Mazzutti ministrará a palestra “Conservação do Patrimônio Moderno: O caso da casa modernista da rua 84 em Goiânia”. Em seguida, às 16h30, a museóloga Bárbara Freire abordará o tema “Rota Art Déco para Saber de Cor”.

Concurso fotográfico

Destaque deste ano é a Exposição de Fotografias, composta pelas 22 melhores imagens do concurso “Memórias em Foco”, sob a curadoria do fotógrafo Raphael Vieira. Essas fotos estarão em exibição no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, de 20 a 24 de maio, a partir das 9h.

Guias especializados vão garantir acessibilidade a todos os participantes das exposições de fotografias e pinturas. O Goiânia Art Déco Festival é realizado pela ONYGO Turismo.