Goiânia é a segunda capital com maior valorização de imóveis do país
03 abril 2015 às 10h18

COMPARTILHAR
Foi registrado, porém, uma queda na valorização média nacional, abaixo da inflação do primeiro trimestre

Enquanto o mercado imobiliário dá sinais de desaceleração em todo o Brasil, Goiânia vai na contramão e conquista o segundo lugar no ranking das capitais em valorização de imóveis. Segundo o Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados divulgado no último mês de março, os imóveis goianos valorizaram o dobro da média nacional nos últimos 12 meses.
A pesquisa, que abrange 20 municípios brasileiros, aponta que o aumento em Goiás foi de 10,82% acima da inflação medida para o mesmo período, enquanto a média nacional foi de 5,34%. Apesar de estar no topo do ranking de valorização de imóveis, Goiás tem o segundo metro quadrado mais barato do país, custando R$ 4.017.
A valorização detectada pela pesquisa se deve ao desenvolvimento do estado nos últimos anos. O crescimento do PIB de Goiânia, por exemplo, foi de 23,2% entre 2010 e 2012, enquanto a média nacional foi de 14,3%. Outro motivo foi a diminuição dos lançamentos em 2014, o que favoreceu a queda dos estoques — imóveis em construção que não haviam sido vendidos. De acordo com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), o estado tinha 13 mil unidades ofertadas em 2011, já em 2014 esse número caiu para 9,4 mil.
O Índice mostrou, entretanto, uma queda na valorização média acumulada nacional no primeiro trimestre de 2015. A valorização ficou em 0,69%, enquanto a inflação prevista para o mesmo período, segundo o IBGE, foi de 3,91%. Essa queda real (variação menor do que a inflação) de 3,1% pode favorecer quem está procurando imóveis para comprar.