Goiânia é a cidade mais competitiva do Centro-Oeste

24 novembro 2021 às 07h10

COMPARTILHAR
Região tem desempenho mediano. Apesar da capital ter subido onze posições do ranking da CLP, ficou apenas em 79ª geral

Goiânia subiu onze posição no Ranking de Competitividade e ocupa a 79ª colocação nacional. Apesar de ser a cidade do Centro-Oeste mais bem colocada, a nota não foi tão positiva, dado que a região tem desempenho mediano.
Entre as capitais brasileiras, Goiânia ficou em 10º lugar, atrás de Florianópolis, São Paulo, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Palmas e Rio de Janeiro. A nota da cidade goiana foi 55,70.
Goiás foi o 10º estado com maior número de municípios pesquisados. Foram 16 ao todo. Cerca de 65 indicadores foram analisados, entre eles: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, segurança e acesso à saúde e à educação.
Seis municípios goianos estão entre os 100 últimos do ranking. Águas Lindas, Planaltina, Caldas Novas, Novo Gama, Formosa e Luziânia. Assim, observou-se que o grupo de cidades da região Centro-Oeste com os menores desempenhos é ocupado predominantemente por municípios goianos.
O relatório é utilizado pelo setor privado para balizar decisões de investimentos produtivos. A intenção é alcançar entendimento abrangente dos maiores municípios do país.
A segunda edição do Ranking de Competitividade analisou 411 municípios brasileiros, o que representa 7,38% das cidades brasileiras e 59,75% da população nacional. Os alvos do estudo possuem mais de 80 mil habitantes.