Goiânia é a cidade mais competitiva do Centro-Oeste

Região tem desempenho mediano. Apesar da capital ter subido onze posições do ranking da CLP, ficou apenas em 79ª geral

Goiânia é a cidade mais competitiva do Centro-Oeste. | Foto: Reprodução

Goiânia subiu onze posição no Ranking de Competitividade e ocupa a 79ª colocação nacional. Apesar de ser a cidade do Centro-Oeste mais bem colocada, a nota não foi tão positiva, dado que a região tem desempenho mediano.

Entre as capitais brasileiras, Goiânia ficou em 10º lugar, atrás de Florianópolis, São Paulo, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Palmas e Rio de Janeiro. A nota da cidade goiana foi 55,70.

Goiás foi o 10º estado com maior número de municípios pesquisados. Foram 16 ao todo. Cerca de 65 indicadores foram analisados, entre eles: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, segurança e acesso à saúde e à educação.

Seis municípios goianos estão entre os 100 últimos do ranking. Águas Lindas, Planaltina, Caldas Novas, Novo Gama, Formosa e Luziânia. Assim, observou-se que o grupo de cidades da região Centro-Oeste com os menores desempenhos é ocupado predominantemente por municípios goianos.

O relatório é utilizado pelo setor privado para balizar decisões de investimentos produtivos. A intenção é alcançar entendimento abrangente dos maiores municípios do país.

A segunda edição do Ranking de Competitividade analisou 411 municípios brasileiros, o que representa 7,38% das cidades brasileiras e 59,75% da população nacional. Os alvos do estudo possuem mais de 80 mil habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.