Goiânia é a 10ª maior cidade do País mas segue preservando qualidade de vida
27 setembro 2021 às 18h37

COMPARTILHAR
O rendimento médio mensal na capital é de 3,2 salários mínimos. O custo de vida também é considerado baixo, quando comparado a outras capitais
Goiânia se tornou a décima maior cidade do Brasil, com 1.555.626 habitantes. Os dados são do IBGE, e foram divulgados no último mês. Apesar desse adensamento populacional, a capital goiana ainda preserva características que dão aos moradores qualidade de vida que geralmente só é encontrado longe dos grandes centros.
De acordo com os dados do IBGE, esse crescimento populacional é registrado na capital desde 2017, quando ocupava a 12ª posição. Agora Goiânia acabou ultrapassando Porto Alegre e Belém no ranking de adensamento populacional. Mas o que faz as pessoas desejarem morar na capital goiana?
O principal motivo é econômico, afinal, o metro quadrado de construção em Goiânia é estimado em R$ 4.303. O rendimento médio mensal na capital é de 3,2 salários mínimos. O custo de vida também é considerado baixo, quando comparado a outras capitais. A relação de custo de vida/salário médio é de 0,08. Os dados são também do IBGE e constam Cadastro Central de Empresas.
Goiânia tem renome quando se fala em qualidade de vida. Quem vive na capital do Estado pode se orgulhar de dizer que tem uma vida pacata. Prova disso é que, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020, Goiás recebeu destaque na redução de roubos e homicídios, com redução de 24,2% .
Outro fator que eleva a qualidade de vida em Goiânia é o fato de ser a cidade mais arborizada do Brasil dentre os municípios com mais de um milhão de habitantes. De acordo com o censo demográfico, Goiânia possuí 89,5% de arborização. São mais de 900 mil árvores, de 382 espécies diferentes, todas disponíveis aos goianienses em parques, praças e vias da cidade.
É preciso ressaltar que Goiânia também é um importante polo econômico da região, considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura.