O índice de Transparência Internacional – Brasil, mostra que Goiânia divulga apenas parte das informações sobre emendas parlamentares. O gráfico, que faz parte de levantamento sobre transparência e governança pública, revela como as capitais brasileiras tratam o acesso à informação no País.

“A transparência nas emendas parlamentares é fundamental para combater a corrupção e garantir que o orçamento público seja utilizado de forma justa”, aponta o índice. O movimento critica ainda a baixa adesão das cidades na transparência pública. “Poucas divulgam apenas parte e a maioria não divulga nada dessas informações que são direito da população”, diz.

“Em Goiânia a gente até encontrou algumas informações sobre as emendas recebidas pelo município, mas são pouquíssimas informações e quando existem elas estão incompletas, desatualizadas e longe do formato ideal. É responsabilidade do município prestar conta sobre como essas emendas são aplicadas, investidas e se há áreas priorizadas e qual o motivo para isso”, comentou a oordenadora do Programa de Integridade e Governança Pública da Transparência Internacional – Brasil, Maria Dominguez ao Jornal Opção.

Goiânia é a 17ª capital no ranking de transparência

O ranking de transparência e governança pública do índice de Transparência Internacional mostra que Goiânia ocupa a 17ª colocação. O levantamento mostra que a capital goiana está em em último lugar entre as capitais do Centro-Oeste e não pontuou em 22, dos 76 indicadores do levantamento.

A avaliação está dividida em seis dimensões: índices de transparência, legislações que amparam a produção da transparência; plataformas como portais de transparência, canais de denúncias e portais de dados abertos; administrativo e governança; dados sobre obras públicas e finança e orçamento.

Leia também:

Goiânia é mal avaliada em transparência de obras e emendas parlamentares que turbinam ano eleitoral