Goiânia deve testar mais 2,7 mil moradores contra Covid-19 no sábado, 19

Testes serão realizados em todos os distritos da capital por meio de sorteio

Teste de Covid-19

A prefeitura de Goiânia realiza no próximo sábado, 19, o quinto inquérito populacional para Covid-19. Com isso, deve ser realizado cerca de 2,7 mil testes sorológicos para validação da pesquisa.

Os testes serão aplicados em todas as regiões da capital por meio de sorteio de quadras e lotes. O inquérito será feito através de testes sorológicos doados pela Departamento de Epidemiologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP-UFG).

“Dessa vez será utilizado o exame sorológico por quimiofluorescência que detecta anticorpos IgG no organismo e exige uma estrutura laboratorial maior, com aparelhos específicos para leitura da presença de anticorpos que mostram se a pessoa teve ou não a doença”, explica Yves Mauro Ternes, superintendente de Vigilância em Saúde

Aproximadamente 800 profissionais, sendo 400 coletores e 400 agentes de endemias, estarão trabalhando no inquérito, todos devidamente uniformizados, usando máscaras e jalecos para segurança e proteção de todos.

Resultados

Os testes serão processados pelo laboratório Rômulo Rocha da UFG que que dará resultado em aproximadamente sete dias. O resultado estará disponível no site da Prefeitura de Goiânia e poderá ser consultado com o número de protocolo que for entregue para cada uma das pessoas que forem submetidas à coleta de sangue.

A SMS já realizou quatro inquéritos populacionais para Covid-19 em todas as regiões da capital, totalizando mais de 11.700 testes até o momento. No último inquérito realizado no mês de julho, foi apontado que 6,4% da população tinha tido contato com o vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.