Goiânia dá início a testagem em massa no Jardim Guanabara

Nesta semana, poderão fazer o teste os moradores da região Norte da capital que tenham acima de 12 anos, não apresentem sintomas e que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados

Goiânia dá início a testagem em massa da população | Foto: Lívia Barbosa / Jornal Opção

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta quarta-feira, 5, a testagem populacional em massa da Covid-19 em moradores da região Norte da capital, primeira região escolhida a partir dos critérios epidemiológicos dos últimos 14 dias.

Os primeiros testes já estão sendo realizados na Escola Municipal Pedro Costa Medeiros, localizada na rua Caiapônia, no Jardim Guanabara. A ação começou nessa quarta, especificamente das 9 às 17h, e na quinta e sexta-feira a partir das 8 horas. As equipes de testagem estarão dispostas para atender de duas formas: por drive thru e no interior da escola, para quem não possui veículo.

Esta testagem em massa faz parte das ações estratégicas que já vêm sendo realizadas pela Secretaria de Saúde. Ocorre fora das unidades de saúde e a cada semana em uma região da cidade. Nas unidades já são realizados diariamente uma média de 700 testes por dia para os sintomáticos. No total já foram realizadas mais de 72 mil testagens na unidades, em parcerias com estado, laboratórios e universidades.

“Vamos disponibilizar 7 mil testes por semana em regiões diferentes. A região do Jardim Guanabara foi a primeira porque identificamos um número maior de casos, ou seja, tem casos a mais aqui e vamos tentar identificar os casos assintomáticos também para tentar quebrar a cadeia de contaminação”, disse a secretária de Saúde, Fátima Mrué.

De acordo com Mrué, a próxima região a receber a testagem ainda não está definida e dependerá de indicadores epidemiológicos que estão sendo observado até o final desta semana.

Objetivo

Mrué falou que um dos objetivos da testagem é diminuir a subnotificação. “Ao identificar os casos podemos usar as medidas de isolamento tanto dessa pessoa como dos seus contatos e quebrar essa cadeia de contaminação”.

Além disso, a medida vai contribuir para reduzir o número de casos e internações e otimizar a regulação de leitos da capital.

Quem poderá fazer o teste?

Serão testados moradores da região norte de Goiânia, que tenham acima de 12 anos e que não apresentem sintomas e que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados. Para pessoas que apresentarem sintomas, a orientação é para que procurem uma unidade de saúde.

Essa testagem ampliada soma nas ações estratégicas, que já vem sendo realizadas pela Secretaria de Saúde. No total já foram realizadas mais de 72 mil testagens, com parceria com estado, laboratórios e universidades.

Como será feito o teste?

Serão feitos testes rápidos de antígeno, que conseguem identificar o vírus no momento da infecção. A coleta do material para a testagem é realizado por meio de uma espécie de haste flexível inserida no nariz. Diferente dos outros testes da Covid-19, este tem o resultado de forma mais rápida, todo processo durará cerca de 60 minutos, o paciente deverá aguardar no local o resultado. Se caso positivo para a Covid-19, este será atendido por uma equipe composta por médicos, biomédicos e enfermeiros, que oferecerá o atendimento necessário no local, não havendo necessidade de ser encaminhado para uma unidade de saúde.

Estrutura

O local contará com toda uma estrutura para evitar aglomerações e garantir o distanciamento social. Equipes de triagem devidamente equipadas irão auxiliar quem comparecer para a realização dos testes. Guardas da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (SMT), irão fechar ruas próximas à escola, para controlar o trânsito, e garantir o bom funcionamento da modalidade de testagem drive thru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.