Goiânia começa maratona de 24 horas para vacinação contra a Covid-19

Evento de lançamento contou com presença do governador Ronaldo Caiado (DEM), do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e autoridades

A primeira Maratona da Vacinação contra a Covid-19 em Goiânia começou na manhã deste sábado, 10. A ação acontece no Paço Municipal, no sistema drive thru, e sem necessidade de agendamento. A ação foi lançada em um evento que contou com a presença do governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM), do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), e autoridades municipais.

A Maratona da Vacinação é destinada à aplicação da primeira dose do imunizante na população a partir de 43 anos, sem comorbidades. Além de carros, a população poderá utilizar moto e bicicleta para participar da ação. Com a parceria do Governo de Goiás a Prefeitura de Goiânia montou uma estrutura com dez pontos de vacinação, para otimizar o fluxo de atendimento. Pelo menos 300 servidores da Saúde municipal foram mobilizados para a linha de frente e apoio. Eles contarão com o suporte das equipes do Exército.

“São centenas e, talvez, milhares de pessoas que no seu período de trabalho não tem acesso ao postos de vacinação. Pessoas que não conseguem ir para segunda dose, e idosos que não tem aquele acompanhante para levá-la aos postos. O senhor (prefeito Rogério Cruz) teve sensibilidade e mostra avançando e tendo um cuidado especial”, declarou o governador Ronaldo Caiado, que na oportunidade, também aplicou uma dose da vacina em uns dos primeiros da longa fila que se formou para maratona da vacinação.

O prefeito Rogério Cruz destacou que medida que vai aplicar doses por 24 horas ininterruptas, é fruto de um estudo que foi realizado em Goiânia. “Tudo foi bem elaborado. São várias órgãos envolvidos para que pudéssemos realizar esse evento. Temos várias pessoas que poderão ser vacinadas com doses da AstraZeneca e Janssem. Goiânia chegará em um ritmo muito avançado. Temos um grupo de imunização muito grande que tem trabalhado dia e noite, nos dando condições de cuidar mais da saúde de nossa população”, declarou.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Durval Pedroso, apontou que Maratona tem previsão de vacinar entre 10 e 12 mil pessoas. “Essa é uma ação piloto para saber a aceitação da população e para ver a viabilidade da ação. Dependemos de doses de vacina e tendo mais doses e se houver necessidade, essa ação pode ser repetida”, disse.

Avanço

A meta da capital é atingir 1.169.128 pessoas maiores de 18 anos. Já receberam a primeira dose 575. 981 pessoas, o que representa quase 50% da chamada população vacinável no município. Com 899.443 doses recebidas e 814.123 doses de vacinas aplicadas na população desde o início da campanha, já foram totalmente imunizados 20,36% do público alvo, com segunda dose ou dose única.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, o objetivo da Prefeitura de Goiânia é vacinar o maior número de pessoas possível. “Mais importante do que a idade é a quantidade de cidadãos vacinados, o que possibilita a diminuição da propagação do vírus”, reitera o secretário

Agendamento também no site

Para facilitar o acesso da população ao imunizante, o município também viabilizou o agendamento da vacinação pelo site oficial da Prefeitura de Goiânia. “O nosso trabalho é garantir o acesso à vacina e, para isso, não poupamos esforços. Sabemos que a vacina salva vidas, então esse é o nosso foco”, assegura Rogério Cruz. O agendamento também pode ser feito pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.

Para utilizar o serviço de agendamento via web, o cidadão deverá acessar o link disponível na página inicial do Portal da Prefeitura, inserir o CPF e a mesma senha usada para acessar o aplicativo Prefeitura 24 horas. Caso ainda não tenha se cadastrado para acessar o app, é possível criar uma nova conta diretamente na página do serviço online. Para os cidadãos que já fizeram seu pré-cadastro pelo aplicativo, não é necessário realizar novo cadastramento, já que aplicativo e site compartilham a mesma base de dados.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.