Goiânia celebra Dia Internacional da Animação

Além de mostra gratuita de desenhos animados nacionais e internacionais, de variadas técnicas e estilos, haverá lançamento de livros e oficinas

Foto: Divulgação

Goiânia sedia nos dias 29, 30 e 31 de outubro o Dia Internacional da Animação de Goiânia, mostra gratuita de desenhos animados nacionais e internacionais, de variadas técnicas e estilos. O evento é uma extensão do Dia Internacional da Animação – DIA, criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA, e adotado no Brasil em 2004 pela Associação Brasileira de Cinema – ABCA. O DIA é realizado em mais de 30 países. Em Goiânia, o DIA é organizado e coordenado por Márcia Deretti, Márcio Júnior e Coelho Nunes por meio da Escola Goiana de Desenho Animado e Na Toca Produções.

Neste ano a programação traz sete mostras e uma sessão exclusiva para as estreias de “O Evangelho Segundo Tauba e Primal”, de Márcia Deretti e Márcio Jr., e de “A Cidade dos Piratas”, de Otto Guerra. Ao todo serão 57 animações exibidas. No primeiro dia, acontecem as mostras Nacional com audiodescrição para deficientes visuais, nacional e internacional. No segundo, é a vez das mostras Infantil, Fantástica Animação e Regional de Animações Goianas. Finalmente, no último dia, serão exibidas a Mostra Histórica: 100 Anos da Animação Brasileira e a Sessão de Estreias.

No Brasil, a mostra alcançará mais de 200 cidades, chegando à sua 15ª edição celebrando os 100 anos da animação brasileira, inclusive, com uma sessão histórica dedicada exclusivamente a esse tema. Conta com o patrocínio local da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) por meio da Lei Goyazes, e do apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS), do Cine Cultura e de empresas parceiras, como a Mandrake Comic Shop, a Hocus Pocus, o restaurante Dona Fiinha e o coletivo Obsoleto. Nacionalmente, tem o patrocínio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura por meio do Fundo Nacional da Cultura.

Outras atividades
Além dos filmes, a programação do DIA Goiânia conta com exposição, lançamento de livros e oficinas. No dia 29, acontece o lançamento do livro Teoria e Prática de um Cinema Junto ao Povo, de Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau. O tradutor da obra, Sávio Leite, receberá os visitantes da mostra para uma sessão de autógrafos do livro que trata da teoria e da prática do cinema junto ao povo. O livro teve sua primeira edição em 1979 e, a segunda, em 1980. Foi traduzido pela primeira vez para o português por Sávio Leite e Lourenço Veloso, entre 2016 e 2017. Conta a experiência cinematográfica boliviana e os filmes feitos pelo Grupo Ukamau, tendo Jorge Sanjinés como expoente maior e as bases para um cinema social, coletivo e popular. Sanjinés nasceu em La Paz, em 1936, onde vive e trabalha. Tem em seu currículo doze longas metragens.

Já no dia no dia 31 de outubro, acontece a exposição de quadrinhos originais e relançamento do livro Música para Antropomorfos. Fábio Zimbres aterrissa em Goiânia para participar do coquetel de abertura da exposição com os desenhos originais do livro, além de painéis e intervenções nas paredes do museu feitos especialmente para a ocasião com o tema dos quadrinhos. Fábio também ministrará a Oficina De Animação – O Quarto Vivo. A outra oficina será de Stop Motion, com Giuliana Danza (MG).

Serviço:
Data: 29, 30 e 31 de outubro
Local: Cine Cultura (Centro Cultural Marieta Telles Machado), Praça Cívica, nº2, Centro.
Entrada franca
Informações: 62 98188 3223
Programação completa em 
http://diadaanimacaogoiania.blogspot.com/www.escolagoianadedesenhoanimado.com
Para mais informações sobre as mostras Nacional, Internacional e Infantil: http://www.abca.org.br/dia/cidades-2018/

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.