Goiânia Art Déco Festival encerra programação com exposições, oficinas e debates

Último dia do evento acontece neste sábado (26/5) no prédio histórico onde hoje funciona o Instituto Federal de Goiás; confira atividades

IFG | Foto: Reprodução

Depois de uma intensa programação que movimentou a capital e os amantes do estilo artístico, chega ao fim neste sábado (26/5) o Goiânia Art Déco Festival. Com exposições, oficinas e debates, último dia do evento acontece no Instituto Federal de Goiás (IFG), no Setor Central.

O edifício onde hoje é o IFG – Câmpus Goiânia, foi escolhido para o encerramento do evento pela sua história. Na época em que era a Escola Técnica de Goiânia, o prédio sediou parte da programação de inauguração da nova capital de Goiás, em 5 de julho de 1942, durante Batismo Cultural de Goiânia.

Assim como as pioneiras edificações da capital, o prédio do atual câmpus foi concebido de acordo com o estilo arquitetônico Art Déco, proposto pelo arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima para o plano urbanístico de Goiânia.

É devido a esse patrimônio histórico e arquitetônico que o IFG – Câmpus Goiânia é reconhecido dentre os 22 edifícios públicos que compõem o acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2003.

Além do tombamento junto ao Iphan, em 2003, o edifício e o terreno da Escola Técnica Federal de Goiás foram tombados, anteriormente, pelo Governo do Estado de Goiás, a cargo da Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira, como um dos 24 bens culturais materiais de Goiânia.

As atividades que acontecem no local são gratuitas. Confira a programação de encerramento:

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG)

26/05 (sábado)

· Exposição – Das 8h às 18h / Local: Foyer do Teatro

· Oficina de confeitaria, com chef Guilherme Conrad – 9h / Local: Laboratório Gastronômico

· Passeio Artístico IFG – 10h / Local: IFG Campus Goiânia

· Exposição do Clube de Veículos Antigos de Goiás – 13h / Local: Estacionamento IFG

· Oficina de Cerveja (Astúria), com o mestre cervejeiro Edmilson Ferreira Silva – 14h/ Local: Laboratório gastronômico

· Debate “Art Déco em Goiânia: cenário e perspectivas”, com Arnaldo Braga (CAU) e Francisco Almeida (CREA). Mediador: Leonardo Ravaglia – 15h / Local: Teatro

· Passeio Artístico IFG – 15h / Local: IFG Campus Goiânia

· Apresentação cultural de Chorinho – 16h / Local: Teatro

· Encerramento com Carta de Intenção – 17h / Local: Teatro

Dia 26/05 (sábado): Também haverá Passeio Sesc Déco – A “Art” além dos traços – 14h – Saída Sesc Centro. (Gratuito. Mais informações: www.sescgo.com.br)

Deixe um comentário