Goiânia aplica 4ª dose da vacina contra Covid-19 em pessoas com mais de 60 anos

Imunização requer intervalo mínimo de quatro meses a partir da injeção do primeiro reforço

A Prefeitura de Goiânia começa a aplicar a partir desta quarta-feira, 6, reforço da vacina contra a Covid-19 em todas as pessoas com mais de 60 anos. Até então, a quarta dose estava autorizada para imunossuprimidos e idosos institucionalizados ou com mais de 80 anos. Para receber o novo imunizante, é necessário respeitar o intervalo de quatro meses da última aplicação. As doses estão disponíveis em 73 locais de vacinação da Capital.

A estratégia integra o Plano Nacional de Operacionalização de Vacina contra Covid-19 (PNO) do Ministério da Saúde (MS), e atende à Nota Técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), que recomenda a medida nos municípios goianos com o propósito de assegurar maior proteção contra a doença a esse grupo específico de pessoas. “É muito importante que a população idosa seja vacinada com a quarta dose. Estamos vencendo o vírus graças à vacinação correta em todas as faixas etárias da população”, avalia o prefeito Rogério Cruz.

O titular da SMS, Durval Pedroso, anuncia que, também a partir desta quarta-feira, gestantes e puérperas estão liberadas para tomar a vacina contra a Influenza no município. “Lembramos que as vacinas estão disponíveis em 73 pontos de vacinação na capital, sendo 71 unidades de saúde; o Clube da Caixa, localizado no setor Bueno; e o drive-thru no estacionamento do Estádio Serra Dourada, no Jardim Goiás”, pontua.

Goiânia já aplicou 2.829.911 doses contra Covid-19, sendo que 84,4% da população acima de cinco anos já recebeu a primeira dose e 77,8% da população acima de cinco anos a segunda ou dose única . “Já aplicamos também 510.103 doses de reforço e, até o momento, aplicamos 4.764 doses referentes à segunda dose de reforço”, afirma Durval Pedroso. O Ministério da Saúde orienta que essa dose deve ser administrada após quatro meses de aplicação da primeira dose de reforço, e pode ser administrada com as vacinas Comirnaty/Pfizer, Janssen ou AstraZeneca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.