Giba participa de lançamento de projeto que incentiva prática esportiva em Goiás
11 janeiro 2018 às 16h02

COMPARTILHAR
Governo do Estado, por meio da Seduce, vai atender 200 alunos, entre seis e 15 anos de idade, de escolas públicas municipais e estaduais

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), o Vôlei MonteCristo e o ex-atleta da seleção brasileira Giba lançaram nesta quinta-feira (11/1) o projeto Gibinha Vôlei em Goiás. A iniciativa visa incentivar a prática esportiva e combater a obesidade infantil. Goiás é o terceiro Estado a receber o projeto, que também é uma oportunidade para descobrir novos talentos.
Com a presença do vice-governador José Eliton, que representou o governador Marconi Perillo, do ex-jogador Giba e vários outros atletas do vôlei, a secretária Raquel Teixeira reforçou a importância de projetos de inclusão social que envolvem a educação e o esporte. “Esse tipo de iniciativa promove oportunidades para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, transformando a realidade e o futuro delas. É nosso papel apoiar essas ações”, afirmou Raquel.
O Gibinha Vôlei vai atender 200 alunos, entre seis e 15 anos de idade de escolas públicas municipais e estaduais. Os interessados serão selecionados por meio de sorteio. A proposta é realizar as aulas práticas de vôlei e seminários sobre alimentação saudável, fora do horário de aula, com a participação dos pais dos estudantes. O projeto também inclui torneios nas escolas como forma de incentivar o esporte no ambiente escolar
O Gibinha Vôlei dará continuidade ao projeto social que o Monte Cristo Voleibol já realiza e, segundo o diretor da equipe, Paulo Henrique de Souza Martins, a proposta é um divisor de águas para o vôlei de Goiás. “A gente acredita que essa inciativa trará visibilidade para nosso Estado e a nossa expectativa é nos capacitar cada vez mais para atender toda a demanda. Um dos nossos papeis no esporte é tornar essas crianças pessoas que façam a diferença no mundo, pensando não só nos participantes, mas nas famílias delas, na comunidade inteira”, pontua.
O ex-jogador Giba virá a Goiânia quatro vezes durante o ano, tempo de duração do projeto, para capacitar os professores e acompanhar o andamento da iniciativa. Emocionado, Giba frisou que investir nas crianças é investir no futuro do País. “O cunho do nosso projeto é muito mais social do que esportivo, porque nós precisamos pensar em todas as crianças que não tem chances. Queremos que elas também se tornem grandes vencedores”, disse.
Ele agradeceu o apoio da secretária e aos programas Pró-Esporte e o Pró-Atleta que financiam, atualmente, 16 equipes de vôlei e 46 atletas que praticam tal modalidade. “A secretária Raquel tem uma preocupação grande com as nossas crianças e isso nos motiva a lutar lado a lado. No Brasil, muitos pensam no lado financeiro de ser um atleta. Mas a primeira coisa é pensar na educação daquele futuro atleta. Unir as duas coisas é formar um cidadão completo”, ressaltou.
O vice-governador José Eliton também enalteceu o empenho da secretária Raquel Teixeira em realizar projetos nas áreas esportivas e sempre se engajar na mudança da realidade de crianças e jovens. ”O esporte é uma das agendas mais importantes de um Estado. É preciso investir, formar exemplos e inspirar gerações para promover o ganho qualitativo. O projeto gibinha mostra o papel de um atleta e de um líder que se preocupa em tornar realidade os sonhos de milhares de crianças”, disse o vice.