De acordo com presidente da entidade, um novo convênio está em estudo na Secretaria Municipal de Saúde
A gestão do prefeito Iris Rezende (MDB) decidiu prorrogar até o dia 5 de junho o contrato com a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc), que gere as maternidades Dona Iris e Nascer Cidadão.
Em entrevista ao Jornal Opção, o diretor da entidade, José Antônio de Morais, explicou que o contrato se encerraria em abril mas a gestão decidiu prorrogar o prazo enquanto a Secretaria Municipal de Saúde estuda uma nova possibilidade de convênio.
De acordo com ele, mudanças podem acontecer no funcionamento da parceria mas que o contrato não deve ser finalizado por completo e pode, ainda, sofrer nova prorrogação.
Em outubro do último ano, o contrato foi prorrogado por mais seis meses.
Impasse
O impasse com relação ao contrato entre a Prefeitura de Goiânia e a Fundahc se dá por conta de uma cláusula do contrato, assinado há mais de cinco anos pelo então prefeito Paulo Garcia, que prevê a substituição quase total dos funcionários contratados pela fundação por servidores concursados do município.
Como não conseguiu abrir concurso público para a contratação de funcionários para assumir a gestão das duas unidades — que são referência no País em atendimento à mulher –, o Paço se viu obrigado a manter a Fundahc até maio de 2018, agora prorrogado até 5 de junho.