Gêmeas siamesas são separadas com urgência após complicações. Estado de saúde é gravíssimo

Esta é a 11º cirurgia de separação realizada pelo Hopital Materno Infantil. Desde 1999 a unidade já acompanhou 27 casos de gêmeos que nasceram unidos

Fotos: Arquivo pessoal

Fotos: Arquivo pessoal/ Jornal Opção

As gêmeas siamesas que nasceram no mês passado no Hospital Materno Infantil (HMI) foram separadas neste sábado (3/1). Segundo informações do cirurgião pediátrico Zacharias Calil, houve a intercorrência de uma parada cardíaca em uma das siamesas, revertido na sala cirúrgica. “O coração delas estava mesmo ligado por um vaso de grosso calibre; tivemos que romper e suturar essa ponte cardíaca”, relata ele sobre o momento mais tenso da operação. Estado de saúde continua gravíssimo.

Ainda de acordo com o médico-chefe da equipe que operou as irmãs, a separação do fígado, compartilhado por elas, também foi bastante delicada. Agora, a etapa na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal é crucial para a recuperação.

Ao todo, 12 profissionais, entre cirurgiões pediátricos, médicos intensivistas, anestesistas, cardiologista, nefropediatra e enfermeiros participaram da cirurgia. As gêmeas agora seguem sob os cuidados da equipe de intensivistas do hospital.

As meninas são filhas de Jeiel dos Santos, de 25 anos, e Iara Pereira Dourado, de 24. O casal é da Bahia e veio para Goiás em busca do tratamento. “Estamos na casa da minha irmã. Viemos somente por causa de minhas filhas”, explicou o pai.

As crianças nasceram no dia 10 de dezembro, com 37 semanas, e são unidas pelo tórax e abdômen, compartilhando o fígado. A.B. possui 2,3 kg e 45 cm, e A.G. está com 1,5 kg e 36 cm.

Em 1999, foi realizada no HMI a primeira cirurgia de separação de gêmeos siameses da região Centro-Oeste. O fato ganhou repercussão nacional e, desde então, outros 27 casos vindos de vários estados brasileiros foram acompanhados pela equipe médica da unidade, sendo que destes, 10 chegaram a ser operados.

2 respostas para “Gêmeas siamesas são separadas com urgência após complicações. Estado de saúde é gravíssimo”

  1. Avatar Edson Moura Gondim Junior disse:

    DEUS e grande clame ele restaura

  2. Avatar PAIXAO disse:

    QUE DEUS POSSA ABENCOAR ESTA AÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.