Gatos salvam dono de ataque de cobra cuspideira de veneno
13 outubro 2024 às 17h00
COMPARTILHAR
Um grupo de gatos protegeu seu dono de uma cobra cuspideira de veneno na casa onde moram, nos Estados Unidos. Nas redes sociais, o tutor dos animais detalhou o incidente, que poderia ter um desfecho trágico.
Segundo o relato do homem, a cobra entrou na casa e se escondeu debaixo de uma mesa de centro na sala de estar. Sem saber do perigo da cobra, o dono dos gatos preparava café quando viu os gatos agirem por instinto. “Fui até a cozinha pegar um café. Então notei todos os meus gatos reunidos em volta da mesa. Olhei para baixo e fiquei surpreso ao ver uma cobra cuspidora”, relatou.
A cobra é do tipo que, quando ameaçada, “cospe” veneno diretamente de suas presas, sem precisar morder. A atenção dos felinos alertou o dono do perigo e o fez tomar medidas seguras. O corpo de bombeiros recolheu a serpente.
“Todos os meus gatos estão seguros, se alguém estiver se perguntando”, disse o dono dos animais na postagem. “Eles são heróicos, mas não estúpidos. A cobra foi removida com segurança pelos bombeiros 30 minutos depois”.
As cobras cuspideiras pertencentes à família Elapidae. Elas tanto mordem quanto cospem toxinas a uma distância de até três metros. Elas também se movem rapidamente quando necessário.
Caso uma pessoa seja atacada por uma serpente do tipo, ela deve lavar imediatamente os olhos por vários minutos. O veneno normalmente não causa danos à pele intacta, mas foram observadas bolhas em alguns casos.
Picadas de cobras venenosas matam mais de 100 mil pessoas todos os anos. Outras 200 mil pessoas mordidas sobrevivem, mas com deficiências físicas ou desfigurações duradouras.
Leia também
Dono de 15 serpentes perigosas, homem é mordido pela cobra mais venenosa do mundo