Gato-mourisco em extinção é avistado em ponto turístico de Santa Catarina

23 maio 2024 às 10h31

COMPARTILHAR
Um gato-mourisco, um felino silvestre em risco de extinção, foi avistado e fotografado em um ponto turístico do norte de Santa Catarina. Marcelo Schmidt Roberti, enquanto fazia observação de aves, teve a sorte de encontrar e registrar o raro mamífero.
O avistamento ocorreu na manhã de terça-feira, 21, por volta das 8h45, no Pico Malwee, localizado em Jaraguá do Sul.
“O registro ocorreu ‘no susto’, pois eu sou observador e fotógrafo de aves no meu tempo livre e era o que eu estava fazendo, quando o vi cruzando a estrada. Foi muito rápido”, contou ao g1 Santa Catarina.
Roberti mencionou que nunca havia visto um gato-mourisco antes desse encontro. “A visualização de felinos silvestres é muito difícil de acontecer. Fotografo aves desde o inÍcio de 2019 e foi a primeira vez”.
Conhecido cientificamente como Herpailurus yagouaroundi, o gato-mourisco é um felino silvestre de hábitos diurnos. Segundo o biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), a dieta desse animal inclui mamíferos de pequeno e médio porte, cobras, lagartos, aves, insetos, peixes e anfíbios.
A espécie está classificada como vulnerável à extinção pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o que destaca o alto risco de desaparecimento desse felino.
Leia também: