A deputada e líder da bancada goiana, Flávia Morais (PDT), comentou que o encontro de Sandro Mabel (UB) com os ministros da Educação, Saúde e Desenvolvimento Regional, serviu para garantir recursos já empenhados para a Capital e articular a chegada de mais dinheiro para as áreas prioritárias da gestão. “Tem algumas coisas que dá para atuar ainda esse ano e outras que só o ano que vem, mas ele já está tomando conhecimento de tudo para fazer o acompanhamento dos convênios e de tudo que está tramitando”, disse a deputada ao Jornal Opção.

Acompanhado da equipe técnica e uma comitiva que o acompanhou em evento de capacitação para novos prefeitos do União Brasil, Mabel também visitou a Esplanada dos Ministério e parlamentares em busca de investimentos.

Um dos assuntos discutidos no Ministério da Educação foi a inclusão de Goiânia no Programa Escola em Tempo Integral, que teve prazo de inscrição prorrogado até esta sexta-feira, 8. Goiânia foi a única capital que não se inscreveu no programa que garante verba de incentivo à expansão do ensino integral no país. A justificativa da Secretaria Municipal de Educação é que as contrapartidas exigidas não são condizentes com as atuais condições da gestão.

A gestão de Mabel, que inicia em janeiro, tem interesse na inscrição do programa, mas depende do envio de documentação por parte da SME. A reportagem questionou o atual secretário de Educação, Danilo de Azevedo Costa, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Em nota à imprensa divulgada na quarta-feira, a pasta informou que para a criação de novas vagas de tempo integral, o Estado precisaria absorver parte dos alunos do 6° ao 9° ano, ou que se encerre as atividades de ensino regular em alguma unidade já existente para então convertê-la em tempo integral (o que reduziria as vagas disponíveis).

Além da prorrogação do prazo de inscrição no programa, Mabel também conversou com representantes do MEC sobre a criação de novas vagas de CMEIs em Goiânia para suprir o déficit que hoje gira em torno de 10 mil vagas.

Leia também:

Mabel vai a Brasília para captar recursos para saúde e educação e participa de palestras na fundação do União Brasil