Galo Carijó supera dificuldades e volta à elite do Goianão depois de mais de uma década

05 outubro 2018 às 18h02

COMPARTILHAR
Foram 11 anos sofridos na divisão de acesso do Campeonato Goiano, mas equipe do Goiânia terminou competição em terceiro e retorna à primeira divisão em 2019

Cilas Gontijo
O Goiânia Esporte Clube foi fundado oficialmente em 27 de maio de 1938. É o segundo time mais antigo da capital. Mas há 11 anos vivia de decepções e dificuldades na divisão de acesso do Campeonato Goiano, entre 2008 e 2018.
O primeiro grito de campeão aconteceu no ano de 1945 com vitória em cima do seu grande rival da época, o Atlético. O time da Vila Olímpica, nos seus 80 anos de fundação, soma 14 títulos estaduais, o que inclui um pentacampeonato entre 1950 e 1954.
O Goiânia já participou da principal divisão do Campeonato Brasileiro em quatro edições, quatro vezes da Série B, cinco na Série C, com uma vitória espetacular em 1999 de virada contra o Fluminense por 4 a 3, e uma Copa do Brasil.
É um grande clube do futebol goiano sem dúvidas. Com muitas histórias e glórias, é o quarto time na preferência dos torcedores goianos. Hoje é certo que seus torcedores não são formados em sua maioria por jovens. Até porque o time vive um jejum muito grande de títulos. O último foi em 1974.
De lá para cá, o Galo Carijó tem vivido muitos altos e baixos, muito mais baixos do que altos, e viu sua torcida diminuir drasticamente. Também houve nesse período a ascensão do Goiás e do Vila Nova, que tiraram muitos torcedores do Goiânia.
Nova página
Mas a partir de 2019 essa história mudará. É a promessa dos dirigentes do clube, que tem um grande desafio pela frente: trazer de volta seus torcedores e fazer com que os jovens também prefiram o Galo.
Da divisão de acesso ao Goianão em 2019, o ano de 2018 não foi nada fácil para o time da Vila Olímpica. A diretoria montou um time para subir, com nomes badalados do futebol no Estado, como o goleiro Márcio, ex-Atlético e Goiás, o zagueiro Mirita e o meia Robert, revelado pelo Goiás.
Com um considerado excelente time, muitos achavam que a volta para elite do futebol goiano seria fácil. Porém não foi isso que vimos durante a competição. Em uma competição muito disputada, com equipes fortes, o Galo Carijó encontrou muitas dificuldades.
Se não fossem algumas combinações de resultados, o time poderia não ter alcançado o objetivo, como a vitória do Goianésia por 1 a 0 sobre o Trindade e a derrota da Jataiense para o América de Morrinhos por 2 a 0. Mas no final deu tudo certo. O Goiânia terminou na terceira colocação com 23 pontos e enfim, depois de 11 anos, está de volta à elite do Goianão para a alegria de sua torcida.
Goianão 2019
Em 2019 teremos um Campeonato Goiano ainda melhor, com quatro times da capital, e que contará ao todo com 12 participantes. São eles Goiás, Aparecidense, Vila Nova, Anapolina, Atlético, Iporá, Grêmio Anápolis, Itumbiara, Crac, Novo Horizonte, Goianésia e Goiânia.
Meus cumprimentos ao Goiânia Esporte Clube, o nosso Galo Carijó. Esperamos poder ouvir muito o grito desse Carijó cantador. E que muitas vitórias sejam conquistadas pelo alvinegro da capital a partir do ano que vem.