A transparência e regulação de anúncios em redes sociais será um dos principais temas de debate no G20, que reunirá líderes das maiores economias globais em novembro, no Rio de Janeiro. O evento busca soluções para os desafios globais, incluindo a gestão de anúncios online.

Um relatório do T20, braço do G20 focado em políticas públicas, elaborado por seis pesquisadores do Brasil, EUA, Irlanda e Tailândia, aborda o tema. Entre os brasileiros, destacam-se Rose Marie Santini, professora da UFRJ, Débora Salles, doutora pela UFRJ, e Humberto Ribeiro Filho, do Sleeping Giants Brasil.

O estudo aponta falhas na transparência dos sistemas de segmentação de anúncios e alerta para o controle insuficiente sobre quem pode anunciar. A regulação de propagandas políticas, por exemplo, varia significativamente entre os países.

“Apesar das evidências de um ecossistema online de anúncios suspeitos, falsos, fraudulentos e outros tipos de golpes em diferentes países, as propostas regulatórias enfrentaram forte oposição de grandes empresas de tecnologia”, diz o documento.

O relatório propõe padronizar critérios globais para anúncios nas redes sociais, inspirando-se em boas práticas da União Europeia, a fim de garantir maior transparência e segurança.

“Os anúncios precisam ser transparentes, auditáveis e respeitar as leis locais para garantir três tipos de liberdades: livre concorrência de mercado, soberania nacional e liberdade de escolha para consumidores e cidadãos”.

“Recomendamos que os cidadãos de todos os lugares tenham ferramentas acessíveis para entender por que foram alvos de certos anúncios, como seus comportamentos online influenciam os sistemas de recomendação de anúncios e, finalmente, como podem optar por não participar”.

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