Fumar cotonete como se fossem cigarros. A nova moda do momento viralizou entre os jovens nas redes sociais, sendo tão prejudicial à saúde como produtos à base de tabaco. Não se sabe ao certo onde a moda começou, mas basta uma busca rápida na internet para encontrar diversos vídeos incentivando essa brincadeira perigosa.

A pediatra e pneumologista, Nathalia Alfaix, conta que as substâncias químicas presentes na combustão dos bastonetes, como também são conhecidos os produtos de higiene são cancerígenas. Ou seja, o risco da criança desenvolver um câncer no futuro é real, principalmente devido a idade. 

“A prática também pode causar exacerbação (o agravamento de alguma doença) em pacientes asmáticos ou com doenças pulmonares de difícil controle. Além disso, há também as chances do paciente desenvolver pneumonite química e queimaduras pelo rosto”, explicou.

Curiosidade 

Para a psicóloga Elaine Morais, um dos motivos que levam crianças e adolescentes a fumarem cotonete é a curiosidade, também sendo ‘induzidos’ por adultos fumantes. Ela diz que ao ver um adulto fumando, a criança tende a querer copiar aquele indivíduo. 

“As crianças podem chamar a atenção de diversas formas. Para tentar preencher os vazios emocionais, as crianças se comportam e buscam diversos meios para preenchê-los. Agora, nós como pais e/ou cuidadores precisamos ficar atentos a esses riscos e monitorar o que nossos filhos acessam na internet. Precisamos manter o diálogo, o respeito, estabelecer limites, observar os comportamentos”, concluiu.