Fumaça das queimadas no Brasil chega à África
20 setembro 2024 às 19h16
COMPARTILHAR
A fumaça das queimadas no Brasil e em outros países da América Latina cruzou o Oceano Atlântico e chegou ao Sul da África, segundo dados da MetSul. Imagens de satélites meteorológicos da Divisão de Aerossóis da NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA) confirmaram a presença de partículas suspensas, transportadas por ventos de alta altitude.
O número excepcionalmente alto de queimadas registrado este mês foi apontado como principal causa do aumento de poluentes na atmosfera. O monitoramento, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), revelou que nove estados brasileiros superaram a média histórica de incêndios de setembro já na primeira quinzena.
O Mato Grosso lidera o ranking, com 14.659 focos de calor, seguido por Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal. Além dos danos ambientais, os incêndios deste ano já resultaram em 85 inquéritos da Polícia Federal, investigando possíveis causas criminosas.
No entanto, até o momento, não foi confirmada nenhuma ligação entre os focos de fogo, como sugerido pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no mês passado.
Leia também: