O teor da conversa segue resguardado, mas aliados de ambos os lados começam a liberar possíveis definições após encontro

O aguardado encontro entre os pré-candidatos ao governo de Goiás pelo PMDB Iris Rezende e Júnior Friboi ocorreu na tarde da última quarta-feira (23/4). Sem testemunhas, o teor da conversa segue envolto em mistério, embora o assunto recorra ao óbvio: necessidade de definição para por fim definitivo à sangria interna da legenda. Nesta quinta-feira (24) a reportagem do Jornal Opção Online conversou com alguns aliados de Júnior Friboi e a versão apresentada confere com a difundida por iristas. Nem um nem outro quis abrir mão da cabeça de chapa, embora a ala de Friboi já fale em certa composição da chapa majoritária que incluiria a deputada federal Iris de Araújo.

[relacionadas artigos=”2321″]

A peemedebista ficaria com a vaga ao Senado, visto que o grupo friboizista alega que o empresário segue firme no propósito de candidatar-se ao Palácio das Esmeraldas e que não vai desistir a esta altura –– após alto investimento em viagens pelo interior goiano e até a contratação de um marqueteiro de renome (Duda Mendonça).

Neste cenário, antes propenso a disputar mandato na Assembleia Legislativa, Lívio Luciano seria lançado a deputado federal no lugar de dona Iris. O objetivo de retirá-la da disputa à Câmara dos Deputados é evitar o desgaste causado por ela junto aos demais candidatos ao legislativo federal nas últimas eleições –– nas quais Iris Rezende foi candidato ao governo e dona Iris aproveitou da situação para, segundo alegaram friboizistas, avançar sobre todos os colégios eleitorais. Não por acaso, dona Iris foi a deputada federal mais bem votada em Goiás em 2010.

Seria justamente essas articulações da esposa de Iris Rezende que levaram os deputados federais do PMDB se debandarem, todos, para a ala friboizista.

Conforme os friboizistas ouvidos pela reportagem, ao sair da conversa com Iris Rezende o empresário orientou que seus apoiadores cessassem com as críticas ao líder peemedebista. Do outro lado a orientação foi a mesma no que tange a Friboi, alvo de ataques de iristas dos mais brandos aos mais pesados e irônicos.