Frente fria derruba temperaturas em todo o estado, com Porangatu atingindo 9ºC

Formação de geada pode prejudicar a produção de hortaliças, alerta André Amorim, do Cimehgo

Temperaturas em todo o Estado de Goiás e na região central do Brasil devem despencar na próxima semana. A previsão é que uma frente fria atinja a Capital no próximo sábado, 14, provocando instabilidade no clima. “Muitas pessoas pensam que frente fria trás frio, mas frente fria traz chuva”, explica o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, ao Jornal Opção.

Segundo ele, no entanto, não são esperados grande volume de chuva, que poderiam contribuir para aliviar a preocupação de produtores rurais com a estiagem. “Os produtores rurais estão bem apavorados, por conta dessa falta de chuva, para quem plantou o milho safrinha ou demais cultivos nessa segunda safra”, frisa.

Mas, Amorim alerta para pós chegada da frente fria, que “na retaguarda dela, vai subir um ar frio de origem polar, nós teremos uma massa de ar polar projetando um ar frio sobre toda a região central do Brasil, pegando desde lá do Sul, e também estamos com riscos de geada”, prevê ele, para a partir da próxima quarta-feira, 18, o que pode prejudicar bastante a produção de hortaliças.

Será neste período que as temperaturas poderão despencar, em muitas regiões para baixo de zero. “Lá pela quinta-feira, 19, dia 20, temperaturas muito baixas aqui, fazendo uma ressalva que, os modelos (de previsão) são atualizados todos os dias, nós vamos tendo atualizações, então, o que acontece, hoje ele está visualizando 5 ºC em Goiânia, Jataí com temperados negativas de 2 ºC e Mineiros. Região Sudoeste com temperaturas mais baixas, Aragarças com 3, Cristalina com 4 e, até, Porangatu, que é quente, pode chegar a temperatura de 9 ºC”, prevê.

Confira como ficam as temperados de municípios goianos, de acordo com a previsão do Cimehgo:

– Goiânia: 5ºC
– Jataí: 0ºC, podendo chegar a -1 ou -2ºC
– Mineiros: 0ºC
– Cristalina: 2ºC
– Aragarças: 3ºC
– Porangatu: 9ºC
– Rio Verde: 1ºC
– Anápolis: 4º C
– Águas Lindas de Goiás: 5ºC
– Luziania: 2ºC
– Catalão: 3ºC
– Itumbiara: 4ºC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.