A chegada de uma frente fria ao estado de Goiás promete transformar o cenário climático a partir desta quarta-feira, 28. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o avanço do sistema pelo Sudeste do país deve influenciar as condições atmosféricas em todo o Centro-Oeste.

O aumento da nebulosidade, possibilidade de pancadas de chuva e queda nas temperaturas, especialmente no Sudoeste goiano, são alguns dos diagnósticos possíveis para essa semana. Embora os efeitos na capital sejam mais sutis, Goiânia também poderá registrar precipitações leves e amanheceres mais frios até o fim da semana.

A princípio, esta terça-feira, 27, ainda apresenta céu com predomínio de sol e clima relativamente estável em boa parte do estado. No entanto, os ventos já começam a dar sinais da mudança. Conforme explicou o gerente do Cimehgo, André Amorim, ao Jornal Opção. “Hoje está com sol, um tempo mais estável, mas temos sim uma frente fria se deslocando do sul que vai passar pela região sudeste do Brasil”.

À medida que o sistema avança por estados como São Paulo e Minas Gerais, aumenta a nebulosidade, que, aliada ao calor acumulado, cria condições propícias para áreas de instabilidade sobre Goiás.

Mesmo sendo atípico para o final de maio, a chance de chuva está no radar. “Após a passagem dessa frente fria que vai estar trabalhando na quarta-feira, ela vai estar ocasionando pancadas de chuvas isoladas”, detalhou Amorim. Embora os volumes esperados sejam baixos — com média de apenas 1 mm em Goiânia —, a previsão inclui pancadas irregulares que podem atingir diversas regiões do estado.

Em seguida, segundo o gerente do Cimehgo, “teremos a redução das temperaturas”. As áreas mais afetadas por esse resfriamento serão as regiões Sul e Sudoeste de Goiás, onde o frio matinal será mais perceptível. A tendência é de que essa massa de ar polar avance sobre o território goiano na quinta-feira, 29. Segundo Amorim, “aqui para nós em Goiânia será mais tímido, mas mesmo assim vai esfriar um pouco também pela manhã”.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema é típico desse tipo de fenômeno, que costuma ser acompanhado por quedas bruscas nos termômetros, especialmente em municípios de maior altitude. “Não é aquele frio intenso, mas é a primeira massa de ar polar com mais intensidade do ano até agora”, destacou Amorim.

Previsão para esta terça-feira 

A previsão detalhada para a capital nesta terça-feira indica máxima de até 31 °C e mínima de 16 °C, com umidade relativa do ar variando entre 40% e 85%. O sol irá se pôr às 17h50. Em outras cidades, o cenário varia conforme a localização.

Em Jataí e Rio Verde, por exemplo, são esperados até 2 mm de chuva, com mínimas de 14 °C e máximas ao redor dos 30 °C. Em Catalão, as temperaturas ficam entre 16 °C e 29 °C, com chance de pancadas de chuva. Já em Porangatu, no Norte, o clima se mantém mais seco, sem previsão de precipitação e com máxima de 34 °C.

Municípios como Luziânia, Formosa e Cristalina devem sentir menos os efeitos da frente fria, mantendo o predomínio de sol e mínimas variando entre 13 °C e 15 °C. Em Anápolis, Itumbiara, Ipameri e outros do entorno de Goiânia, as chances de pancadas isoladas aumentam, ainda que os volumes previstos sejam baixos.

O gerente do Cimehgo reforça que o fenômeno está dentro do comportamento esperado para esta época do ano, ainda que não seja comum registrar chuvas em maio. “Nós estamos mais acostumados com essa questão de chegar a maio e não ter uma possibilidade de chuva. Então, mesmo assim, há uma pequena possibilidade e podemos ver até aqui em Goiânia”, esclareceu.

A movimentação dos ventos também já pode ser notado, indicando a chegada do sistema. “Você pode observar os ventos já começaram a ficar mais predominantes, então é possível observar as árvores se mexendo mais, então isso já é um movimento que está acontecendo”, completou.

Leia também:

Conheça a brasileira que virou vereadora na Inglaterra e defende os imigrantes

Prefeito sanciona lei que proíbe distinção entre elevador social e de serviço em Goiânia