*Com informações de Pedro Moura

O pré-candidato à Prefeitura de Goiânia, Gustavo Gayer (PL), desistiu da disputa e o partido anunciou Fred Rodrigues no lugar. A pré-candidatura de Rodrigues foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 19, no comércio da Região da 44, em frente à Rodoviária de Goiânia. No palanque, estava o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro para confirmação de seu pré-candidato na Capital.

Bolsonaro elogiou Major Vitor Hugo e Gustavo Gayer. “Um homem com grande futuro na política [Major Vitor Hugo] e Goiás pode se orgulhar da maior parte dos seus políticos que estiveram ou estão em Brasília ainda”, afirmou Bolsonaro. Após o pequeno discurso, Jair Bolsonaro passou o microfone para Gustavo Gayer, que afirmou que vai permanecer em Brasília por pedido do próprio Bolsonaro.

Região da 44, em frente à Rodoviária de Goiânia | Foto: Pedro Moura/Jornal Opção

O evento faz parte de um tour que o ex-presidente está fazendo pelo estado em apoio aos pré-candidatos do partido. Nesta semana ele passou por Rio Verde, Jataí e chegou em Aparecida de Goiânia no final da tarde da última terça-feira, 18. A visita inclui o lançamento das pré-candidaturas de Geneilton de Assis em Jataí, Lissauer Vieira em Rio Verde, Professor Alcides em Aparecida de Goiânia e Márcio Corrêa em Anápolis.

Discurso de Bolsonaro

Eu sou o único presidente da história do Brasil que diminuiu ou zerou impostos aqui no Brasil. Por exemplo, nós zeramos os impostos federais dos combustíveis. Reduzimos via parlamento o ICMS de combustíveis também, que era um absurdo cobrado pela maioria dos governadores do Brasil e, mesmo assim, nós começamos arrecadar mais mês a mês.

Estamos vivendo um problema seríssimo do Rio Grande do Sul e até o momento nenhuma medida concreta por parte do governo federal se fez presente. Quando o mundo se viu com aquela catástrofe da Covid-19 aqui no Brasil, nós atendemos a todos, não só os mais humildes com auxílio emergencial, bem como quem tinha o seu negócio.

Todas essas propostas foram aprovadas com o parlamente. Tive na Câmara Federal um grande deputado, mais que aliado, líder do nosso governo, nosso deputado federal Major Vitor Hugo, um homem com grande futuro na política. Eu tenho certeza que Goiás pode se orgulhar da maior parte dos seus políticos que tiveram ou estão em Brasília ainda.

Assim sendo, obviamente havia uma expectativa muito grande pelo Gayer que foi agora para o lado do nosso querido Fred Rodrigues. Eu peço a compreensão de vocês e uma salva de palmas pro nosso pré-candidato.

Senado em 2026?

Como o Jornal Opção havia informado anteriormente, Gustavo Gayer estaria mais interessado em uma disputa ao Senado do que à Prefeitura de Goiânia. Fred Rodrigues havia sido anunciado como chapa de Gayer, caso o deputado federal desistisse da disputa, que foi o que aconteceu. Apesar de Bolsonaro dizer que precisa de Gustavo na Câmara dos Deputados, o deputado federal também demonstra interesse em um cargo como senador em 2026.

Nos bastidores, também há a possibilidade do PL apoiar Fred Rodrigues como vice do pré-candidato Sandro Mabel (União Brasil) para prefeito de Goiânia. Fontes indicam que Gayer e Mabel já haviam discutido essa possível aliança, com Gayer pedindo um mês para decidir. Caso Mabel cresça nas pesquisas, Fred também pode sair da disputa. Outro nome cogitado para compor chapa com o candidato da base governista é o ex-deputado federal Vilmar Rocha.