Fred Rodrigues afirma ter reaberto processo de colação de grau na PUC
23 dezembro 2024 às 16h34
COMPARTILHAR
O ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL-GO), que disputou a Prefeitura de Goiânia em 2024, revelou ter solicitado a abertura do processo de colação de grau na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).
A declaração foi feita durante sua participação no Podcast Conexão Mineira na última semana. Durante a campanha, o Jornal Opção publicou em primeira mão que o então candidato a prefeito não havia concluído o curso.
Fred explicou que o processo de colação de grau foi reaberto para prestar contas à população, ressaltando que tem completado as horas complementares necessárias à conclusão do curso no último mês.
Relembre
O ex-deputado enfrentou polêmicas no segundo turno das eleições municipais, quando foi alvo de uma denúncia de suposta falsidade ideológica. A acusação foi protocolada pela campanha de Sandro Mabel (UB) na Superintendência da Polícia Federal de Goiás.
Em resposta à ação movida, a Sociedade Goiana de Cultura (SGC), instituição que criou e mantém a PUC Goiás, declarou que nunca expediu diploma de curso superior em direito em favor de Fred Rodrigues.
Questionada pela Justiça Eleitoral, a Universidade esclareceu que Frederico Gustavo Rodrigues da Cunha ingressou no curso de direito em 2004, transferido de outra instituição, mas que o estudante nunca integralizou a matriz curricular, faltando o cumprimento das 200 horas de atividades complementares, componente curricular obrigatório.
Por isso, Fred Rodrigues nunca colou grau e teve seu cadastro desativado em 2013, sem receber diploma registrado pela PUC-GO. Constava na base de dados do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) que o ex-parlamentar possuía o diploma de bacharel em direito.
Segundo o Artigo 299 da Lei 2.848 do Código Penal, fazer inserir declaração falsa em documento público pode ser compreendido como o crime de falsidade ideológica.
Leia também: