O Fórum Lixo Zero tem como objetivo levar melhores práticas e apresentar as novas tecnologias em gestão de resíduos. O evento começou nesta terça-feira, 9, é sediado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

LEIA TAMBÉM

Luxo do lixo: Comurg é rentável e ineficiente ao mesmo tempo?

Sem coleta de lixo, Comurg prepara proposta de contratos com governo e Prefeitura focados em urbanização

A presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Casa de Leis, deputada Rosângela Rezende (Agir), esteve presente no fórum, que se estende até a sexta-feira, 12. A parlamentar enfatizou as mudanças que vêm acontecendo e impactando o meio ambiente.

“Resíduos são grandes geradores de emprego, renda e produtos que podem ser comercializados por meio da reciclagem. As mudanças climáticas nos fizeram prestar mais atenção nos resíduos sólidos e impacto disso no mundo e, por isso, são fundamentais as iniciativas para rever o consumo do lixo e o fim desses resíduos no meio ambiente”, disse a deputada.

Chefe da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Alego, Ana Rita Castro pontuou que o evento tem apoio também de outros deputados, como Mauro Rubem (PT), que promoverá uma audiência pública durante a programação do evento. A servidora destaca a necessidade de tratar a temática do lixo com urgência, pois a questão ambiental é fundamental. 

“Temos acompanhado todas as mudanças climáticas e o impacto no meio ambiente. Precisamos ter uma política pública mais eficiente que possa pensar a cidade e o impacto do desmatamento na vida das pessoas que moram no campo e na cidade”, afirmou.

Eficiência

Palestras, painéis e apresentação de casos estão sendo apresentados durante os quatro dias do evento, abrindo a oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos, bem como a abordagem da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Para a coordenadora do Fórum Lixo Zero, bióloga Raquel Pires, o evento traz a oportunidade de entender como todos podem impactar positivamente seus espaços. 

“Quem está aqui vai aprender como mudar os hábitos no dia a dia”, afirma. Para a bióloga, o maior desafio é fazer com que as pessoas estejam conscientizadas, ou seja, fazer com que elas exerçam a sustentabilidade na prática. “Como o copo de plástico que deixa de ser usado diariamente, a separação do lixo orgânico do reciclado, entre outras atitudes”, explicou.

Primeira palestrante do fórum, a superintendente de desenvolvimento sustentável e resíduos sólidos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Kaoara Batista, falou sobre as ações da pasta na questão dos resíduos sólidos. Segundo ela, a Semad tem trabalhado com diversas políticas, como o Programa Lixo Zero, que está em vigor desde o fim do ano. Além da regionalização de resíduos que é a solução definitiva que o Estado está propondo para a disposição final para os resíduos urbanos em Goiás. “A pauta do lixo é uma demanda do Governo, dos gestores dos municípios e também da população em geral que tem papel ativo nas ações do dia a dia”, frisa.

Reconhecimento

O fórum também contará com outras atividades como a entrega do Prêmio Atitude Cidadã, título que tem o objetivo de reconhecer as iniciativas sustentáveis e de lixo zero, premiando eventos, institutos, movimentos e organizações que demonstraram por meio de intervenções locais, seu engajamento e comprometimento imediato com a causa, abrangendo toda a transversalidade do conceito do lixo zero.

Entre as temáticas que serão abordadas durante quatro dias de evento estão a atuação do Instituto Lixo Zero em todo o Estado; legislações vigentes relacionadas aos resíduos sólidos, programa da coleta seletiva de Goiânia, boa prática municipal da gestão de resíduos na Capital; palestras sobre sustentabilidade; turismo regenerativo e lixo zero, tecnologia, inovação e impacto socioambiental, sustentabilidade na hotelaria e os caminhos e desafios da sustentabilidade na educação.

A programação contará ainda com o Prêmio Atitude Cidadã, em que irá homenagear diversas empresas e instituições que tenham promovido e gerado conexões junto ao conceito lixo zero. Também será feita a entrega oficial de dois triciclos elétricos, os primeiros em Goiás a serem utilizados visando a sustentabilidade.