Fortalecimento da Saúde de Anápolis antes da pandemia permitiu maior controle da Covid-19

Ações como o Zap da Saúde e implantação de novas unidades de atendimento reforçaram a rede municipal

Zap da Saúde em Anápolis | Foto: Divulgação/ Ascom

As ações implementadas antes da pandemia de Covid-19 permitiu ao município de Anápolis maior controle sobre a doença. Principalmente, ações voltadas para a assistência preliminar.

Criado em 2019, o Zap da Saúde, ferramenta que permite ao cidadão com que precisa de atendimento, receber equipe médica sem sair de casa é uma das medidas implantadas.

A inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica, também inaugurada em 2019, já realizou mais de 50 mil atendimentos, com infraestrutura.

As Unidades Básicas de Saúde de horário estendido — localizados no Parque Iracema, Vila União, Recanto do Sol, São José e Bairro Lourdes — se transformaram em unidades de referência para o tratamento de pacientes acometidos pela doença causada pelo coronavírus.

A prefeitura também inaugurou cinco novos postos de saúde — no Parque Iracema, Arco Íris, São José, Leblon e Vila Norte (em fase final) — também permitiu o fortalecimento da rede de saúde, com a regionalização dos atendimentos.

De acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira, 24, Anápolis possui 3.243 casos, dos quais 1.758 recuperados, e 67 óbitos causados por Covid-19. O risco de colapso no sistema de saúde anapolino é considerado moderado com 13 dos 43 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados por pacientes de síndrome respiratória aguda grave.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.