Força-tarefa intensifica ações preventivas e faz vistoria às barragens na região de Pontalina

Abastecimento de água já foi retomado. Goinfra realiza nova avaliação de duas pontes abalroadas pelas águas

Foto: Reprodução

A força-tarefa constituída pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) com o propósito de mitigar danos em face do rompimento de barragem situada na fazenda São Lourenço das Guarirobas, na zona rural do município  de  Pontalina, continua presente e  mobilizada no desenvolvimento de trabalhos preventivos no local do acidente. O abastecimento de água também já foi retomado em Pontalina

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), profissionais da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago), equipes do Corpo de Bombeiros, Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, Comando de Policiamento Rodoviário da PM e Defesa Civil estão no local desde que ocorreu o acidente na manhã de sábado, 4.

Na manhã deste domingo, 5, técnicos da Semad comandaram sobrevoo panorâmico na região para identificar possíveis danos causados pelas enchentes. Choveu moderadamente pela manhã na região. Entre o período das 12h de sábado até as 7h de hoje as chuvas atingiram mais de 6,2mm.

Em seguida, os técnicos vistoriaram três barragens a montante (antes deste ponto referencial onde aconteceu o rompimento). Em uma delas foi observado que as águas ainda passam por cima do barramento. O proprietário rural foi devidamente orientado sobre procedimentos a serem adotados. Em outra propriedade, os profissionais observaram que a água continua passando pelo talude. Por isso, o local continua sendo monitorado. No período da tarde, as equipes seguiram com  vistorias nos dois barramentos que se encontram dentro da área urbana  do município.

Abastecimento de água 

O abastecimento de água também já foi retomado em Pontalina.  Por volta das 11h40 deste domingo, a Saneago anunciou o início da normalização que ocorre gradualmente. A recuperação total do sistema com fornecimento de água a todas as regiões da cidade, incluindo os bairros mais distantes da Estação de Tratamento de Água e os da parte alta, está prevista para ocorrer ainda na noite deste domingo, 5.

A Saneago explica que, imediatamente após a regularização do nível da água na área da captação, no final da tarde de sábado, 4, foram iniciados os trabalhos de avaliação de todos os equipamentos e de limpeza da estrutura. Os motores passaram a noite em uma estufa, garantindo a secagem adequada. Foram executados os reparos necessários também nos demais equipamentos danificados pela inundação.

Mais de 20 técnicos da Saneago estiveram mobilizados, ininterruptamente, desde o início da situação. A força-tarefa, formada por diversas áreas, segue trabalhando para a recuperação total do sistema de abastecimento com máxima agilidade. A companhia solicita a compreensão de todos e reforça a importância do consumo moderado das reservas domiciliares de água tratada neste período.

Também pela manhã, equipe da Goinfra  realizou nova avaliação das duas pontes abalroadas pelas águas. Embora não tenha havido nenhuma evolução, os técnicos seguem no monitoramento das estruturas. A GO-215 segue aberta ao tráfego, enquanto a GO-040 continua interditada até que seja feita avaliação mais detalhada, atividade que está programada para a manhã desta segunda-feira, 6.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.