“Foi um horror”, diz Joaquim Barbosa sobre xingamentos contra a presidente Dilma

Presidente do Supremo Tribunal Federal classificou atitude como “baixaria”

Joaquim Barbosa deu entrada no STF em 2003, por indicação do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e assumiu a presidência em outubro de 2012

Joaquim Barbosa deu entrada no STF em 2003, por indicação do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e assumiu a presidência em outubro de 2012

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), também se manifestou contrário aos xingamentos e palavras de baixo calão direcionados à presidente Dilma Rousseff durante a abertura da Copa do Mundo, na última quinta-feira (12/6). Nesta segunda-feira (16) o magistrado classificou a atitude de alguns torcedores que estavam no estádio Itaquerão como “baixaria”. Segundo o ministro, a situação foi um verdadeiro “horror”.

Devido à possibilidade de manifestações, como as vais ocorridas durante a Copa das Confederações, a presidente não fez o discurso de abertura dos jogos, como de praxe nos torneios anteriores. Em meio ao mal-estar causado pelas ofensas, Dilma se pronunciou dizendo que não iria se intimidar por atitudes como esta, agressões verbais. A petista também foi defendida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chamou de “moleques” os autores dos xingamentos.

Joaquim Barbosa estava presente no jogo de abertura, quando a seleção brasileira venceu por 3 a 1 a Croacia. Ele foi ao jogo a convite de Dilma. O ministro se aposenta neste mês, embora tenha somente 59 anos e pudesse permanecer na Suprema Corte até os 70. Dentre as motivações para o encerramento da carreira no Supremo podem estar ameaças e ofensas difundidas nas redes sociais, além de intensas dores nas costas por conta de uma Sacroileite.

5 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Alan

Estão querendo afastar o Barbosa assim como afastaram aquele delegado Darlan se não me engano, q estava prendendo os milicianos todos.

Josuelina Filgueiras

Creio que a antecipação da aposentadoria do Ministro Joaquim Barbosa é devido a sua honestidade. Não deve ser fácil para ele abrir mão de seus princípios, relevar aquilo que considera errado fora da lei. Dizem que ele é orgulhoso, vaidoso, sei mais lá o quê. Se fosse, não abriria mão de dez ou onze anos a que tem direito de permanecer no STF. Seu temperamento não é de gratidão. Quem o nomeou como o primeiro ministro negro da Corte, pensando que poderia manipulá-lo, se ferrou feio, principalmente no julgamento do mensalão. Na vida do ministro não cabe o dito: se… Leia mais

Edna

Que exemplo que esses pais estão dando para seus filhos, pois estamos no fim do mundo mesmo.
Se achamos que o Governo não esta correto, então vamos mostrar para eles que somos piores?????
Não concordo com as atitudes dessas criaturas, que ao invés de dar o bom exemplo, vão ao Estádio fazer baixarias para que os outros países vejam como o Brasil esta ficando.
Concordo com o Senhor Ministro.

Luciano VilaNova

dá proxima vez vamos apludi-la de pé.

Marcio Moreira

Lamentável não expressa o sentimento pelo ocorrido.Quem mais saiu ou foi envergonhado perante o mundo fomos nós,
brasileiros.Se pensavam lá fora que somos um país de ignorantes do terceiro mundo,depois disso acho que não tem mais duvidas………………………

Luciano VilaNova

dá proxima vez vamos levar flores e colocar nos pés dela.

José

Infelizmente ações como essa não justifica ou altera oquadro lamentável da nossa atual conjuntura. Mostra nossa real falta de educação,forma comum de mostrar nossa falta de capacidade de debater, de criar novas discussões, é mais fácil falar palavrão ou brigar que tomar outras altitudes. Não da para entender certas altitudes, contraditórias diante dos fatos.

Quanto a aposentadoria do ministro, creio que existe algo muito sério por
trás disso…não tem razão para alguém como ele se aposentar tão cedo….vai
saí no seu momento de destaque….